Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9112
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLühning, Angela Elisabeth-
dc.contributor.authorCardoso, Ângelo Nonato Natale-
dc.creatorCardoso, Ângelo Nonato Natale-
dc.date.accessioned2013-03-22T14:17:19Z-
dc.date.available2013-03-22T14:17:19Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9112-
dc.description402 f.pt_BR
dc.description.abstractCandomblé pode ser entendido como um nome genérico empregado para designar algumas religiões afro-brasileiras. O presente trabalho tem como foco a música de uma dessas religiões, conhecida como candomblé de queto ou nagô. Nos rituais dessa religião, a música é um componente tão essencial que em quase todas as cerimônias ela está presente. Em seus rituais públicos a música se mantém o tempo todo, ela inicia, acompanha e termina junto com o ritual. No candomblé de queto, a música não possui um estilo único, as suas particularidades são bem variadas. Porém, embasado em uma pesquisa de campo e bibliográfica, pude encontrar um denominador comum em todas as emissões musicais dentro dessa religião: a função comunicativa. No candomblé nagô a música é utilizada como uma forma de linguagem, um meio pelo qual o fiel transmite as mensagens desejadas. A música é a fala oficial dentro dos rituais de candomblé. A função comunicativa não se restringe ao texto associado à música, mas, como dito, a qualquer emissão musical, seja uma cantiga ou uma música instrumental. De fato, esta tese focaliza a música instrumental dessa religião, principalmente, a música originada dos atabaques. Analisando a música desses instrumentos, que são tipos de tambores, procuro mostrar como os seus sons são utilizados como um meio de comunicação, ou seja, como se efetua a linguagem dos tambores. Para realizar tal intento, questões periféricas são abordadas, tais como: a descrição física e simbólica dos instrumentos musicais característicos da religião; informações sobre as formas de aprendizagem do candomblé; além de uma releitura de conceitos da musicologia ocidental sob a ótica da música dessa religião afro-brasileira.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectmúsicapt_BR
dc.subjectcandomblépt_BR
dc.subjectetnomusicologiapt_BR
dc.subjectlinguagempt_BR
dc.subjectcandomblépt_BR
dc.subjectethnomusicologypt_BR
dc.subjectlanguagept_BR
dc.titleA Linguagem dos tamborespt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PPGMUS)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.