Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9034
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMuniz, Dinéa Maria Sobral-
dc.contributor.authorSilva, Islana de Oliveira-
dc.creatorSilva, Islana de Oliveira-
dc.date.accessioned2013-03-21T14:30:04Z-
dc.date.available2013-03-21T14:30:04Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9034-
dc.description118 f.: il.pt_BR
dc.description.abstractTrata-se de um estudo dos reflexos e relações existentes entre aspectos da cultura escolar moderna em uma escola situada no distrito rural de Santiago do Iguape, município de Cachoeira, Recôncavo baiano. Seguiu-se a um estágio curricular ali realizado – na área de coordenação pedagógica, no âmbito do curso de graduação em pedagogia e do Projeto Paraguaçu -, em se que evidenciou muitas tensões e dificuldades perante as demandas emergentes no cenário social contemporâneo. O objetivo principal foi de analisar os limites do paradigma educacional moderno em face tais demandas e, assim, contribuir para a compreensão de processos educativos – a serem implantados -, sensíveis a e consubstanciados pela diversidade dos grupos humanos e dos seus contextos socioculturais e históricos. Realizou-se um estudo de caso ancorado em uma abordagem metodológica de inspiração etnográfica, por meio do qual se buscou a aproximação e interpretação de fazeres ordinários produzidos na escola, valorizando o cotidiano e os sujeitos envolvidos na ação educativa. O trabalho de pesquisa e as análises desenvolvidaspermitiram a reflexão sobre os valores excludentes em relação à diversidade culturale dos sujeitos, - que, de forma subjacente, encontram-se imbricados no modelo educacional moderno e se propalam no cotidiano escolar -, assim como a conjectura de possibilidades de construção dos processos pedagógicos acima indicados.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação multiculturalpt_BR
dc.subjectCultura escolarpt_BR
dc.subjectDiversidade culturalpt_BR
dc.subjectEscola Rural Santiago do Iguapept_BR
dc.titleCultura escolar em Santiago do Iguape: ressonâncias, tensões e possibilidadespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertação (PGEDU)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Islana de O. Silva.pdf4,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.