Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9034
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Muniz, Dinéa Maria Sobral | - |
dc.contributor.author | Silva, Islana de Oliveira | - |
dc.creator | Silva, Islana de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2013-03-21T14:30:04Z | - |
dc.date.available | 2013-03-21T14:30:04Z | - |
dc.date.issued | 2008 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9034 | - |
dc.description | 118 f.: il. | pt_BR |
dc.description.abstract | Trata-se de um estudo dos reflexos e relações existentes entre aspectos da cultura escolar moderna em uma escola situada no distrito rural de Santiago do Iguape, município de Cachoeira, Recôncavo baiano. Seguiu-se a um estágio curricular ali realizado – na área de coordenação pedagógica, no âmbito do curso de graduação em pedagogia e do Projeto Paraguaçu -, em se que evidenciou muitas tensões e dificuldades perante as demandas emergentes no cenário social contemporâneo. O objetivo principal foi de analisar os limites do paradigma educacional moderno em face tais demandas e, assim, contribuir para a compreensão de processos educativos – a serem implantados -, sensíveis a e consubstanciados pela diversidade dos grupos humanos e dos seus contextos socioculturais e históricos. Realizou-se um estudo de caso ancorado em uma abordagem metodológica de inspiração etnográfica, por meio do qual se buscou a aproximação e interpretação de fazeres ordinários produzidos na escola, valorizando o cotidiano e os sujeitos envolvidos na ação educativa. O trabalho de pesquisa e as análises desenvolvidaspermitiram a reflexão sobre os valores excludentes em relação à diversidade culturale dos sujeitos, - que, de forma subjacente, encontram-se imbricados no modelo educacional moderno e se propalam no cotidiano escolar -, assim como a conjectura de possibilidades de construção dos processos pedagógicos acima indicados. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação multicultural | pt_BR |
dc.subject | Cultura escolar | pt_BR |
dc.subject | Diversidade cultural | pt_BR |
dc.subject | Escola Rural Santiago do Iguape | pt_BR |
dc.title | Cultura escolar em Santiago do Iguape: ressonâncias, tensões e possibilidades | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertação (PGEDU) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Islana de O. Silva.pdf | 4,37 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.