Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9033
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFernandes, Ciane-
dc.contributor.authorKunifas, Cinthia Bruck-
dc.creatorKunifas, Cinthia Bruck-
dc.date.accessioned2013-03-21T14:21:38Z-
dc.date.available2013-03-21T14:21:38Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9033-
dc.description130f.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho é resultado de uma primeira tentativa de sistematização do processo de criação da obra Corpo Desconhecido, o qual teve início em 2002 e vem sendo desenvolvido até hoje. Corpo Desconhecido é uma pesquisa artística na área da dança, a qual se configura numa obra cênica que acontece no meu corpo, mas que é concebida em colaboração com outros artistas. O processo criativo nasceu da crise instalada em meu corpo, insatisfeito com minha dança e com as formas que ela produzia, e delineou-se pelo processo de re-integração do que até então estava apartado: corpo e mente, razão e emoção, corpo e ambiente, vida e arte. Corpo Desconhecido acontece na ausência do passo de dança, no momento anterior à intenção consciente do movimento, por meio de micromovimentos, quase invisíveis ao olhar. A dissertação foi estruturada a partir das três questões que nortearam todo o processo criativo de Corpo Desconhecido - qual a construção do corpo?, qual o modo do corpo operar em cena? e qual o conteúdo encarnado?, associadas a duas referências fundamentais deste processo - transformação e integração. No capítulo I são estudadas as implicações teóricas dos temas acima; no capítulo II são descritas as práticas vivenciadas ao longo de todo o processo de criação e que dão suporte à construção do corpo, ao modo do corpo operar em cena e ao conteúdo da obra. No capítulo III delineia-se uma possível metodologia a partir das dinâmicas das relações de colaboração entre os artistas que compõem a equipe de trabalho e também é descrita a cena, em si, sob o ponto de vista da minha experiência enquanto performer. O intuito desta dissertação, além da sua contribuição com o processo de criação desta obra, é demonstrar que a criação de uma nova dança implica na revisão e atualização dos padrões existentes que configuram o corpo e a dança conhecidos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCorpopt_BR
dc.subjectProcessopt_BR
dc.subjectMicromovimentopt_BR
dc.subjectIntegraçãopt_BR
dc.subjectTransformaçãopt_BR
dc.subjectColaboraçãopt_BR
dc.titleCorpo desconhecido: um contínuo processo de criação em dançapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CinthiaComSeg.pdf957,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.