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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSantos Júnior, Cláudio de Lira-
dc.contributor.authorGentil, Maíra Araújo de Oliva-
dc.creatorGentil, Maíra Araújo de Oliva-
dc.date.accessioned2013-03-13T16:39:12Z-
dc.date.available2013-03-13T16:39:12Z-
dc.date.issued2013-03-13-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8856-
dc.description134 f.pt_BR
dc.description.abstractO estudo insere-se no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia na área de concentração “Educação, sociedade e práxis pedagógica”. Localiza-se entre as pesquisas que investigam o processo de aquisição da escrita enquanto problemática significativa relacionada à formação humana pelo acesso à cultura histórica e socialmente construída pela humanidade. Tem como objeto de estudo as teorias que na Fonoaudiologia tratam do processo de aquisição da escrita a partir da concepção construtivista. Problematiza as contradições presentes no campo do conhecimento da Fonoaudiologia, enquanto ciência dos distúrbios da comunicação humana, no que se refere à direção apontada para as dificuldades de aquisição da escrita apresentadas pelas crianças no ambiente escolar, geralmente identificada pelos educadores e encaminhadas para a clínica terapêutica. Com o objetivo de contribuir para a constituição de bases científicas sólidas de uma teoria de linguagem sobre o processo de aquisição da escrita na Fonoaudiologia, orientada pelos princípios da formação humana, adota uma teoria do conhecimento que parte da realidade para encontrar os elementos de explicação, apreensão e transformação desta realidade: o materialismo histórico-dialético (teoria sócio-histórica) e toma a Psicologia Soviética como base para análise crítica das teorias construtivistas que tratam da apropriação da escrita pela criança. Após analisar as principais referências no campo de estudo em questão é defendida a dialética materialista histórica como base para construção de uma teoria da linguagem na Fonoaudiologia, tendo em vista a constatação de que as chamadas teorias “sociointeracionistas” e “sócio-históricas” existentes hoje neste campo do conhecimento estão enraizadas nos princípios do construtivismo.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAquisição da escritapt_BR
dc.subjectConstrutivismopt_BR
dc.subjectFonoaudiologiapt_BR
dc.subjectCríticapt_BR
dc.titleCrítica às teorias construtivistas da fonoaudiologia sobre o processo de aquisição da escritapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
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