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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSouza, Iracema Luiza de-
dc.contributor.authorSantos, Adelino Pereira dos-
dc.creatorSantos, Adelino Pereira dos-
dc.date.accessioned2013-02-21T17:27:53Z-
dc.date.available2013-02-21T17:27:53Z-
dc.date.issued2013-02-21-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8622-
dc.description176 f.pt_BR
dc.description.abstractA partir de um dispositivo teórico heterogêneo, o trabalho de pesquisa apresentado nesta tese de doutorado fundamenta-se nos pressupostos metodológicos da Análise de Discurso de linha francesa (AD). O objetivo da pesquisa foi analisar edições recentes de livros didáticos de Matemática, Química, Física, Biologia, História, Geografia e Língua Portuguesa, distribuídos pelo Programa Nacional do Livro para o Ensino Médio (PNLEM) e adotados por três escolas públicas de dois municípios na região do Recôncavo do estado da Bahia, para: 1 – descrever que condições de produção de textos escritos são fornecidas aos alunos do Ensino Médio; 2 – analisar se as atividades de produção de textos escritos contribuem para a formação de produtores de textos autênticos; 3 – apresentar uma relação dos gêneros discursivos sugeridos para a produção de textos escritos; e, 4 – identificar que concepções e/ou pressupostos teóricos sobre língua e sobre texto podem ser inferidos a partir da análise discursiva das atividades de produção de textos escritos. A análise discursiva revelou a predominância do Discurso Pedagógico Tradicional sobre o Conteúdo de Língua Portuguesa (DPT) na origem e constituição da maioria das atividades de produção de textos escritos nos livros didáticos investigados. Neste trabalho, compreendem-se por textos autênticos aqueles que são produzidos por uma real necessidade interlocutiva, isto é, cujas condições de produção pressupõem pelos menos dois interlocutores, uma necessidade de comunicação (um objetivo comunicacional ou interlocutivo a ser alcançado) e os meios adequados para a realização do processo interativo. Neste sentido, pesquisas como esta se justificam não só pelo caráter de denúncia, importante bandeira política na luta pela mudança a favor da qualidade do ensino nas escolas públicas, mas sobretudo por possibilitar reflexões para a busca de soluções para os problemas apontados. Pelos pressupostos teóricos da AD, divisam-se as atividades de produção de textos (APT) como uma “arena de luta” em que sobrevivem pré-construídos sobre o fazer pedagógico, reveladores de concepções de língua e de texto arraigadas nas práticas discursivas escolares, que tornam as escolas e suas atividades pedagógicas, entre elas as APT, infensas às descobertas científicas e filosóficas oriundas das academias e centros avançados de pesquisa.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectEstudo e ensinopt_BR
dc.titleAtividades de produção de textos em livros didáticos do ensino médio: dos gêneros textuais à análise de discursopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.localpubUniversidade Federal da Bahia. Instituto de Letras. Salvador-Ba, 2010.pt_BR
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