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dc.contributor.advisorFadul, Élvia Mirian Cavalcanti-
dc.contributor.authorVillalba, Érica Torre-
dc.creatorVillalba, Érica Torre-
dc.date.accessioned2013-02-19T16:31:51Z-
dc.date.available2013-02-19T16:31:51Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8545-
dc.descriptionp. 1 - 107pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho propôs-se a analisar a regulação de serviços públicos de gás natural canalizado, na Bahia, a partir da atuação da agência reguladora estadual, procurando comparar as ações dirigidas ao acompanhamento das tarifas praticadas com aquelas voltadas à qualidade da prestação dos serviços, além de descrever a relação existente entre esta agência, o Estado da Bahia e a concessionária prestadora dos serviços de gás canalizado. Empreendeu-se pesquisa descritiva de cunho qualitativo, por meio de estudo de caso do tipo organizacional. Elegeu-se como objeto empírico o desempenho, no gás canalizado, da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia – AGERBA, no período de 2004 a 2006. Além da revisão de literatura que buscou aprofundamento sobre o tema, foram realizadas pesquisa documental e entrevistas estruturadas, para a coleta de dados, assim como analisado o material coletado e feita a articulação entre os teóricos estudados e os resultados obtidos na investigação. As agências reguladoras surgiram, no Brasil, na década de noventa do século passado, com o objetivo de favorecerem um ambiente institucional propício aos investimentos privados e com a finalidade de fiscalizarem a qualidade dos serviços públicos, intermediando, portanto, os interesses dos usuários, das empresas prestadoras e do poder concedente. Como resultado, no tocante ao gás canalizado, verificou-se que, como mediadora dos interesses do Estado, usuários e concessionária, a relação entre a agência e esses atores se dá de forma desigual, diferentemente do que preceitua a teoria da regulação. O estudo do caso demonstrou que a atuação da AGERBA limita-se, basicamente, à regulação econômica através do acompanhamento das tarifas, deixando de atender, com igual desempenho, à regulação da qualidade da prestação dos serviços e à regulação social.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.sourcehttp://www.adm.ufba.br/sites/default/files/publicacao/arquivo/dissertacaofinal.pdfpt_BR
dc.subjectRegulação de Serviços Públicospt_BR
dc.subjectRegulação Econômicapt_BR
dc.subjectRegulação Socialpt_BR
dc.subjectGás Canalizadopt_BR
dc.subjectPublic service regulationpt_BR
dc.subjectEconomical regulationpt_BR
dc.subjectSocial regulationpt_BR
dc.subjectPiped gaspt_BR
dc.titleRegulação de serviços públicos: a atuação da agerba no gás canalizadopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
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