Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/8532
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAndrade, José Célio Silveira-
dc.contributor.authorStudart, Paulo Fernando Bittencourt-
dc.creatorStudart, Paulo Fernando Bittencourt-
dc.date.accessioned2013-02-19T16:18:13Z-
dc.date.available2013-02-19T16:18:13Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8532-
dc.descriptionp. 1 - 119pt_BR
dc.description.abstractNo setor de transporte público coletivo urbano no Brasil, a área de compras apresenta grandes oportunidades para redução de custos das empresas e, conseqüentemente, de incremento de lucro. Os gastos de compras têm impacto direto na lucratividade da empresa: cada unidade monetária economizada em compras gera mais uma unidade monetária de lucro, uma vez que é uma redução direta no custo do serviço. Devido à importância de Compras para as empresas de transporte público, este estudo visa caracterizar e analisar o processo de centralização de compras, bem como a gestão da cadeia logística como fator competitivo e de estratégia empresarial em uma empresa do setor de transporte urbano. A metodologia adotada foi a de Pesquisa-Ação, por intermédio de uma consultoria realizada pelo autor desta dissertação na área de compras de uma empresa do setor. Na Pesquisa-Ação procurou-se evidenciar a efetiva utilização da moderna gestão de suprimentos, analisando a evolução da atividade de compras, com a maior ênfase no significado do relacionamento com fornecedores, negociando-se, não somente preço, prazo e qualidade, mas agregando-se muito mais valor à cadeia de suprimentos. Constatou-se que as empresas desse setor enfrentam uma das piores crises da sua história, que já perdura por mais de dez anos, consubstanciada por uma perda constante de demanda e de produtividade. Na média nacional, os sistemas de transporte público transportam hoje 35% menos passageiros do que transportavam em 1995. As empresas passaram a buscar mais intensamente economias de escala, o que, na área de compras, vem sendo obtido através da reestruturação da organização de suprimentos e a conseqüente centralização dos processos de compras. Foi concludente o resultado da Pesquisa-Ação quanto aos ganhos relativos, obtidos com a proposta de centralização de compras, uma vez que todas as respostas conduzem a uma queda nos preços dos fornecedores e transportadores, quando da realização de um processo estruturado de compras.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.sourcehttp://www.adm.ufba.br/sites/default/files/publicacao/arquivo/dissertacao_studart_pronto2.pdfpt_BR
dc.subjectCentralização de compraspt_BR
dc.subjectEstratégias logísticaspt_BR
dc.subjectEstratégias de comprapt_BR
dc.subjectGestão de suprimentospt_BR
dc.subjectGestão da cadeia logísticapt_BR
dc.subjectEmpresa de transporte público coletivo urbanopt_BR
dc.titleModelo centralizado de compras da empresa alfa: uma estratégia logística para melhoria de competitividadept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional (NPGA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
4444.pdf_43,95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.