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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSouza, Emília Helena Portella Monteiro de-
dc.contributor.authorAbreu, Ricardo Nascimento-
dc.creatorAbreu, Ricardo Nascimento-
dc.date.accessioned2013-02-14T20:03:38Z-
dc.date.available2013-02-14T20:03:38Z-
dc.date.issued2013-02-14-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8432-
dc.description.abstractA adoção do método lancasteriano no Brasil, na primeira metade do século XIX, com o objetivo de difundir a trilogia – ler, escrever e contar –, apresenta-se como uma das primeiras políticas lingüísticas do Estado imperial brasileiro, com o fito de consolidar a língua portuguesa como língua oficial e nacional. O método, que prometia educar um grande número de brasileiros, em um curto espaço de tempo e a custos extremamente baixos, foi operacionalizado na província de Sergipe por militares e civis. Desse modo, o ensino da língua portuguesa em terras sergipanas, através da metodologia de Lancaster, constitui-se como ponto de grande interesse para a história do português brasileiro, uma vez que, ao compreendermos as motivações que conduziram à adoção desse método e à caracterização das idéias lingüísticas contidas nas suas aulas de gramática, poderemos contribuir para elucidar os rumos práticos que o ensino da língua materna e a construção das gramáticas tomaram no Brasil durante o século XIX. Concomitante ao estudo a respeito do ensino do português através do método lancasteriano, esta tese visa discutir as possibilidades de usos da história cultural como base conceitual no desenvolvimento de uma metodologia para o estudo das idéias lingüísticas, objetivando, assim, trazer à tona aspectos ainda desconhecidos ou pouco discutidos no que tange à história social do português brasileiro.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLinguística histórica. Sergipe. Séc.XIX. Língua portuguesa. Estudo e ensino. Gramática histórica.pt_BR
dc.titleA escolarização lingüística como projeto de civilização: o ensino de língua portuguesa na província de Sergipe, na primeira metade do século XIX, através do método lancasterianopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.localpubUniversidade Federal da Bahia. Instituto de Letras. Salvador-Ba, 2011.pt_BR
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