Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/8342
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Ribeiro, Maria Teresa Franco | - |
dc.contributor.author | Laborda, Danilo da Silva | - |
dc.creator | Laborda, Danilo da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2013-02-04T15:42:56Z | - |
dc.date.available | 2013-02-04T15:42:56Z | - |
dc.date.issued | 2007 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8342 | - |
dc.description | p. 1 - 103 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa buscou conhecer a percepção dos alunos do último ano do curso de graduação em administração da EAUFBA sobre questões relacionadas ao empreendedorismo e a inovação. De forma mais específica, buscou-se investigar, mediante o resultado da construção de mapas cognitivos e de respostas a questões quantitativas, o grau de associação existente entre os conceitos de empreendedorismo e de inovação, as percepções sobre os desafios da instituição e do seu corpo docente no processo de incentivo ao empreendedorismo e de integração da EAUFBA ao Sistema Nacional de Inovação. Além disso, mapeou-se o grau de adesão da amostra a iniciativas empreendedoras, bem como o grau de inovatividade dos projetos, tipos de inovação existentes e motivos para o não engajamento nas iniciativas empreendedoras. A análise dos dados coletados apontou que o grau de associação entre os conceitos de empreendedorismo e inovação ainda é baixo, que o corpo docente é visto como o grande responsável pelo incentivo ao engajamento em iniciativas empreendedoras e que a percepção da importância das redes de integração entre diversas instituições para o desenvolvimento do empreendedorismo e da inovação ainda ocorre de maneira incipiente. O percentual da amostra envolvido em iniciativas empreendedoras, 17,1% chega a surpreender positivamente, considerando que a pesquisa captou também a ausência de um viés de estímulo ao empreendedorismo na estratégia educacional da instituição. Os resultados obtidos por esta pesquisa reforçam a necessidade de uma discussão mais ampla sobre o posicionamento da EAUFBA como uma das principais instituições responsáveis na região nordeste pelo desenvolvimento do moderno profissional em administração. | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.source | http://www.adm.ufba.br/sites/default/files/publicacao/arquivo/dissertacao_final_1.pdf | pt_BR |
dc.subject | Empreendedorismo | pt_BR |
dc.subject | Inovação | pt_BR |
dc.subject | Sistema Nacional de Inovação | pt_BR |
dc.subject | Escolas de Administração | pt_BR |
dc.subject | Innovation | pt_BR |
dc.subject | Entrepreneurship | pt_BR |
dc.subject | National Innovation Systems | pt_BR |
dc.subject | Business Schools | pt_BR |
dc.title | Empreendedorismo e inovação: um análise teórico-empírica sobre a percepção dos alunos da EAUFBA | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação de Mestrado Profissional (NPGA) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
777.pdf | 1,45 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.