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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/8161
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Iannitelli, Leda Maria Muhana Martinez | - |
dc.contributor.author | Sampaio, Flaviana | - |
dc.creator | Sampaio, Flaviana | - |
dc.date.accessioned | 2013-01-25T13:52:49Z | - |
dc.date.available | 2013-01-25T13:52:49Z | - |
dc.date.issued | 2013-01-25 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8161 | - |
dc.description.abstract | Esta dissertação versa sobre a atribuição e tratamento da iluminação como efetiva colaboradora na construção e configuração da cena da dança e, como meio de ilustração do conceito, apresentamos a análise de uma obra de dança, selecionada como fonte de discussão. Este entendimento da relação luz-dança contraria a visão da mesma como elemento cênico, termo constantemente encontrado em livros da área teatral para denominar a iluminação e outras informações cênicas que servem de suporte ao trabalho artístico “propriamente dito”. Defendemos a concepção de que, além de proporcionar visibilidade – sombra, a escolha de equipamentos, quantidade, posições e demais possibilidades de manipulação (ou não) – a iluminação, co-implicada com as demais informações e propostas da cena, pode conferir, sobretudo, sentidos estruturais, conceituais e estéticos à obra. Para isto, apresentamos o entendimento da cena da dança como sistema aberto, a partir da Teoria Geral dos Sistemas, adotado por Ludwig Bertalanffy, Jorge Vieira e Adriana Machado. Servimo-nos, ainda, do cruzamento de referências sobre iluminação e espaço cênico através das obras de Jean-Jacques Roubine, Gaston Bachelard e Jean Rosenthal. E, para ressaltar a dinâmica deste sistema, expomos, também, a noção de ambiente proposta por Zygmunt Bauman e Johannes Birringer; e a concepção de processos co-evolutivos tratada por Fabiana Britto. Como resultado, e enquanto sistema, a cena da dança apresenta a iluminação numa dinâmica de coautoria quando se criam estratégias colaborativas entre as diferentes informações que compõem a cena e entre os profissionais envolvidos numa concepção coletiva, onde a co/elaboração da luz normalmente está integrada na obra em seus processos de construção e de configuração. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FAPESB | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | DANÇA | pt_BR |
dc.subject | ILUMINAÇÃO | pt_BR |
dc.subject | CENA | pt_BR |
dc.subject | CO-AUTORIA | pt_BR |
dc.title | A DANÇA CONTEMPORÂNEA EM FOCO: A IILUMINAÇÃO COMO CO-AUTORA DA CENA | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM DANÇA- ESCOLA DE DANÇA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGDANCA) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Dissertação Flaviana.pdf | 1,83 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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