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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/8128
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Souza, Elisabeth Regina Loiola da Cruz | - |
dc.contributor.author | Correia, Marta Pinheiro Lemos | - |
dc.creator | Correia, Marta Pinheiro Lemos | - |
dc.date.accessioned | 2013-01-24T19:28:47Z | - |
dc.date.available | 2013-01-24T19:28:47Z | - |
dc.date.issued | 2007 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8128 | - |
dc.description | p. 1 - 215 | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo geral desta dissertação é analisar como se dão os processos de aprendizagem/compartilhamento de conhecimento em comunidades virtuais de prática, identificando como os conhecimentos individuais se transformam em conhecimentos coletivos. Comunidades de prática existem desde a Antigüidade, entretanto, somente há pouco tempo vêm sendo pesquisadas pela academia e estimuladas pelas organizações líderes. Tais comunidades são vistas como locus privilegiado de aprendizagem e, conseqüentemente, como fontes de vantagem competitiva para as organizações. Mais recentemente, com o advento da Internet, surgiram as comunidades virtuais de prática, que são redes eletrônicas que reúnem, por adesão voluntária, indivíduos comprometidos e engajados numa prática comum e que trocam experiências e conhecimentos a respeito de um tema. Estas distinguem-se das comunidades de prática tradicionais pela ausência da comunicação face-a-face nas interações, as quais são mediadas pelo computador. Apesar de já haver um volume razoável de estudos sobre as comunidades de prática, mormente no exterior, o mesmo não ocorre com as comunidades virtuais de prática. Os dados da pesquisa realizada na comunidade virtual de desenvolvimento de Software Livre DEBIAN-BR-CDD – uma comunidade virtual de prática – obtidos e analisados com base em técnicas qualitativas e quantitativas, corroboraram, em geral, resultados de pesquisas anteriores sobre aprendizagem de indivíduos em situações de trabalho e sobre processos associados de transformação desses conhecimentos adquiridos em conhecimento organizacional ou coletivo, indicando que, mesmo no ambiente virtual, a aprendizagem no plano individual ocorreu, por meio de estratégias acionadas pelos indivíduos, entre as quais, destacaram-se a busca em conhecimentos produzidos pela comunidade, o aprender fazendo e as consultas à comunidade. Esses conhecimentos adquiridos pelos indivíduos foram transformados em conhecimentos da comunidade DEBIAN-BR-CDD através de processos de codificação e socialização. Entre os processos de socialização foram enfatizados interações através de ferramentas assíncronas, especialmente lista de discussão, interações através de ferramentas síncronas e utilização da ferramenta de controle de versão, enquanto que os processos de codificação mais utilizados foram o registro de problemas em banco de dados de falhas, a utilização de ferramenta de controle de versão, a elaboração de manuais técnicos e de bancos de dados de Frequently Asked Questions. Foram ainda encontradas evidências de que, enquanto a tecnologia é indubitavelmente importante para suportar as interações no contexto das comunidades virtuais de prática, aspectos individuais como motivação e o nível de conhecimentos dos participantes, aliados a fatores como a confiança e a identificação destes com a comunidade são vitais para que os indivíduos compartilhem seus conhecimentos na rede, abrindo possibilidades de que a aprendizagem da comunidade venha a ocorrer. | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.source | http://www.adm.ufba.br/sites/default/files/publicacao/arquivo/dissertacao-martacorreia.pdf | pt_BR |
dc.subject | comunidades de prática | pt_BR |
dc.subject | comunidades virtuais de prática | pt_BR |
dc.subject | aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Software Livre | pt_BR |
dc.subject | compartilhamento de conhecimento | pt_BR |
dc.subject | communities of practice | pt_BR |
dc.subject | virtual communities of practice | pt_BR |
dc.subject | learning | pt_BR |
dc.subject | knowledge sharing | pt_BR |
dc.subject | Free Software | pt_BR |
dc.title | Aprendizagem e compartilhamento de conhecimento em comunidades virtuais de prática: estudo de caso na comunidade virtual de desenvolvimento de software livre debian-br-cdd | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (NPGA) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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