Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/8085
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Mônica de Aguiar Mac-Allister da-
dc.contributor.authorFróes, Elane Baqueiro-
dc.creatorFróes, Elane Baqueiro-
dc.date.accessioned2013-01-23T18:48:44Z-
dc.date.available2013-01-23T18:48:44Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8085-
dc.descriptionp. 1 - 129pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação tem como objetivo identificar os tipos de estratégias adotados pelas empresas finalistas do Prêmio Realce Empresarial, versão 2007. A metodologia utilizada para avaliar a adoção de estratégias envolve abordagem teórica e estudo empírico. Após as análises teóricas, optou-se pela adoção do modelo de análise proposto por Miles e Snow (1978), para classificar a opção estratégica identificada nos empresários, pois esta taxonomia se mostra mais adequada às especificidades das micro e pequenas empresas. O modelo relaciona estratégia, estrutura e ambiente e classifica as empresas de acordo com a postura da empresa em relação ao seu ambiente, podendo optar pela estratégia prospectora, defensiva, analítica ou reativa. A partir deste modelo, foi realizada a coleta de dados junto a empresas finalistas do Prêmio Realce Empresarial, versão 2007, com base em técnicas de pesquisa qualitativa e quantitativa. Este estudo concluiu que os quatro tipos estratégicos são encontrados, tendo igual incidência para as estratégias prospectora, analítica e reativa. A estratégia defensiva foi a menos adotada pelas empresas pesquisadas. Acredita-se que a adoção da estratégia prospectora diferencia as empresas, conferindo-lhes maior competitividade e longevidade, preocupação constante num cenário de alta mortalidade precoce de empresas, principalmente de pequeno porte.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.sourcehttp://www.adm.ufba.br/sites/default/files/publicacao/arquivo/elane_baqueiro_froes.pdfpt_BR
dc.subjectestratégiapt_BR
dc.subjectmicro e pequena empresapt_BR
dc.subjectcompetitividadept_BR
dc.subjectempreendedorismopt_BR
dc.subjectstrategypt_BR
dc.subjectsmall enterprisespt_BR
dc.subjectcompetitivenesspt_BR
dc.subjectentrepreneurshippt_BR
dc.titleEstratégia em micro e pequenas empresas: um estudo das empresas finalistas do prêmio realce empresarialpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional (NPGA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
7777777.pdf488,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.