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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Jader C. Souza-
dc.contributor.authorAraújo Júnior, José Mário de-
dc.creatorAraújo Júnior, José Mário de-
dc.date.accessioned2013-01-21T20:37:08Z-
dc.date.available2013-01-21T20:37:08Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8011-
dc.descriptionp. 1 - 132pt_BR
dc.description.abstractAs organizações características da sociedade do conhecimento se notabilizam, dentre outros pontos, pela utilização intensiva do conhecimento em seus processos. Portanto, para que esse valioso insumo se desenvolva na organização, a aprendizagem organizacional assume um caráter estratégico. Dentre as dimensões da aprendizagem, destaca-se a perspectiva individual-cogntivista, que tende a ocorrer desconectada do contexto, o que a torna deficiente e parcial, e a perspectiva sócio-prática, que considera os aspectos contextuais, contribuindo de forma equilibrada para a criação e disseminação do conhecimento em sua integralidade. Essa última dimensão é composta, sobretudo, por duas modalidades: a mentoria e as comunidades de prática. Diante dessa conjuntura, este trabalho tem o propósito de analisar como ocorre a aprendizagem organizacional nas organizações de comunicação intensivas em conhecimento. Para isso, foi desenvolvido um estudo de caso na Engenho Novo, empresa de comunicação, situada em Salvador-Ba. A pesquisa empírica foi, fundamentalmente, qualitativa, e se baseou na análise de documentos, entrevistas (oito ao todo) e observações pessoais. Como resultado, identificou-se que a Engenho Novo pode ser caracterizada como organização intensiva em conhecimento, apesar de apresentar alguma fragmentação em sua rede interna e de algum grau de concentração de poder na cúpula da empresa. Além disso, a perspectiva sócio-prática se sobressai na empresa estudada, havendo proeminente utilização da mentoria como forma de criar e disseminar conhecimentos. Outro ponto de grande relevância neste trabalho é a não observância de comunidades de prática na organização estudada. Esse resultado confronta a literatura, que considera como certo o surgimento das comunidades de prática no contexto organizacional, independente de aspectos culturais, profissionais, dentre outros.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.sourcehttp://www.adm.ufba.br/sites/default/files/publicacao/arquivo/jose_mario_de_araujo_junior.pdfpt_BR
dc.subjectOrganizações intensivas em conhecimentopt_BR
dc.subjectAprendizagem organizacionalpt_BR
dc.subjectPerspectiva Sócio-práticapt_BR
dc.subjectMentoriapt_BR
dc.subjectKnowledge Intensive Firmspt_BR
dc.subjectLearning Organizationpt_BR
dc.subjectSocio-Practice Perspectivept_BR
dc.subjectMentoringpt_BR
dc.titleA aprendizagem organizacional em organizações de comunicação intensivas em conhecimento: o caso da agência de Comunicação Engenho Novopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
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