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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/8011
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Silva, Jader C. Souza | - |
dc.contributor.author | Araújo Júnior, José Mário de | - |
dc.creator | Araújo Júnior, José Mário de | - |
dc.date.accessioned | 2013-01-21T20:37:08Z | - |
dc.date.available | 2013-01-21T20:37:08Z | - |
dc.date.issued | 2008 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8011 | - |
dc.description | p. 1 - 132 | pt_BR |
dc.description.abstract | As organizações características da sociedade do conhecimento se notabilizam, dentre outros pontos, pela utilização intensiva do conhecimento em seus processos. Portanto, para que esse valioso insumo se desenvolva na organização, a aprendizagem organizacional assume um caráter estratégico. Dentre as dimensões da aprendizagem, destaca-se a perspectiva individual-cogntivista, que tende a ocorrer desconectada do contexto, o que a torna deficiente e parcial, e a perspectiva sócio-prática, que considera os aspectos contextuais, contribuindo de forma equilibrada para a criação e disseminação do conhecimento em sua integralidade. Essa última dimensão é composta, sobretudo, por duas modalidades: a mentoria e as comunidades de prática. Diante dessa conjuntura, este trabalho tem o propósito de analisar como ocorre a aprendizagem organizacional nas organizações de comunicação intensivas em conhecimento. Para isso, foi desenvolvido um estudo de caso na Engenho Novo, empresa de comunicação, situada em Salvador-Ba. A pesquisa empírica foi, fundamentalmente, qualitativa, e se baseou na análise de documentos, entrevistas (oito ao todo) e observações pessoais. Como resultado, identificou-se que a Engenho Novo pode ser caracterizada como organização intensiva em conhecimento, apesar de apresentar alguma fragmentação em sua rede interna e de algum grau de concentração de poder na cúpula da empresa. Além disso, a perspectiva sócio-prática se sobressai na empresa estudada, havendo proeminente utilização da mentoria como forma de criar e disseminar conhecimentos. Outro ponto de grande relevância neste trabalho é a não observância de comunidades de prática na organização estudada. Esse resultado confronta a literatura, que considera como certo o surgimento das comunidades de prática no contexto organizacional, independente de aspectos culturais, profissionais, dentre outros. | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.source | http://www.adm.ufba.br/sites/default/files/publicacao/arquivo/jose_mario_de_araujo_junior.pdf | pt_BR |
dc.subject | Organizações intensivas em conhecimento | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem organizacional | pt_BR |
dc.subject | Perspectiva Sócio-prática | pt_BR |
dc.subject | Mentoria | pt_BR |
dc.subject | Knowledge Intensive Firms | pt_BR |
dc.subject | Learning Organization | pt_BR |
dc.subject | Socio-Practice Perspective | pt_BR |
dc.subject | Mentoring | pt_BR |
dc.title | A aprendizagem organizacional em organizações de comunicação intensivas em conhecimento: o caso da agência de Comunicação Engenho Novo | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação de Mestrado Profissional (NPGA) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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