Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/7934
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCardoso, Claudio Guimarães-
dc.contributor.authorBoto, Elizeu Fonseca-
dc.creatorBoto, Elizeu Fonseca-
dc.date.accessioned2013-01-16T18:24:20Z-
dc.date.available2013-01-16T18:24:20Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/7934-
dc.descriptionp. 1 - 146pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho de pesquisa aborda o estudo do alinhamento estratégico de projetos executados na IBM Brasil na área de Global Delivery. Entre os diversos fatores que contribuem para que os projetos se tornem um reflexo das estratégias corporativas, este estudo volta suas atenções para quatro componentes fundamentais: a efetividade da comunicação da estratégia, a eficiência das práticas de gerenciamento de projetos, a seleção e priorização de projetos no portfólio e o comprometimento dos gerentes com a organização. O principal objetivo estabelecido é a análise da relevância da contribuição destes fatores para o alinhamento estratégico dos projetos. Utilizou-se como referencial teórico principal para as análises as obras de: Mintzberg (2006) e Andrews (1980) referentes a estratégias corporativas; Shenhar (2007) e Kerzner (2001) relacionadas à problemática do alinhamento estratégico dos projetos; Meyer e Allen (1991) e Meyer, Allen e Smith (1993) sobre comprometimento organizacional; e os trabalhos de Thayer (1979) e Deetz (2008) sobre comunicação estratégica. Realizado a partir de pesquisa de campo descritiva, neste estudo foram aplicados questionários de coleta com retorno de 105 profissionais atuantes na gestão dos variados projetos da organização. Estes dados nos serviram de base para a aplicação de métodos quantitativos para teste das hipóteses desenvolvidas. A análise dos dados permitiu concluir que, dentro da unidade de negócio estudada, existe uma forte contribuição das percepções da efetividade da comunicação e das práticas de gerenciamento de portfólio para o alinhamento estratégico dos projetos. Este trabalho apresenta, além das principais conclusões extraídas a partir dos dados obtidos, recomendações de melhores práticas para alinhamento de projetos e sugestões de abordagens para futuras pesquisas na área.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.sourcehttp://www.adm.ufba.br/sites/default/files/publicacao/arquivo/elizeu_fonseca_boto.pdfpt_BR
dc.subjectEstratégiapt_BR
dc.subjectGerenciamento de Projetospt_BR
dc.subjectComunicação Estratégicapt_BR
dc.subjectAlinhamento Estratégicopt_BR
dc.subjectStrategypt_BR
dc.subjectProject Managementpt_BR
dc.subjectStrategic Communicationpt_BR
dc.subjectStrategic Alignmentpt_BR
dc.titleAlinhamento estratégico de projetos estudo de caso em projetos na ibm Brasilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional (NPGA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
bbbb.pdf2,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.