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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGomes, Henriette Ferreira-
dc.contributor.authorSilva, Lúcia Vera da-
dc.creatorSilva, Lúcia Vera da-
dc.date.accessioned2013-01-16T16:18:35Z-
dc.date.available2013-01-16T16:18:35Z-
dc.date.issued2009-08-01-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/7929-
dc.description.abstractA competência em informação dos estudantes de graduação, durante a elaboração do trabalho acadêmico, bem como o papel representado pela biblioteca universitária, nesse processo, constituíram o tema deste trabalho. O objetivo foi o de identificar as dificuldades dos estudantes de graduação no processo de elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso, decorrentes do desconhecimento do papel e da lógica de funcionamento da biblioteca, como também dos seus produtos e serviços. Procurou-se analisar, além da frequência de utilização da biblioteca pelos alunos, as competências em informação que estes possuem ou que necessitam desenvolver para um uso mais produtivo da biblioteca e dos recursos informacionais. A educação superior é uma das etapas de formação, na qual os estudantes iniciam a experiência da construção do conhecimento. Nesse processo, a biblioteca universitária é um espaço importante que pode permitir a eles a aquisição de competências em informação e uso de recursos, os quais são importantes para o processo de pesquisa, de leitura e da produção escrita. A pesquisa caracterizou-se como descritiva, cuja investigação se deu através de um estudo de caso dos estudantes e bibliotecários, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), a partir de uma amostra composta de 05 (cinco) cursos da graduação das Unidades de Ensino representativas das 05 (cinco) áreas de conhecimento, nas quais estão distribuídos os cursos oferecidos pela UFBA, perfazendo um total de 105 estudantes e 13 bibliotecários. O procedimento de coleta de dados se deu, através da adoção da técnica de aplicação de questionário e a análise dos dados se realizou, a partir das abordagens quantitativas e qualitativas. Os resultados mostraram que os estudantes têm conhecimento limitado, acerca dos produtos e serviços da biblioteca, bem como da lógica de funcionamento e da organização do acervo desse ambiente. Observou-se, também, que a frequência de utilização da biblioteca pelos estudantes é relativa, indicando ainda que estes têm dificuldades no uso desse espaço informacional. Tais resultados apontam, pois, a necessidade de se refletir sobre possíveis ações que eliminem essas dificuldades e favoreçam o desenvolvimento de competências associadas ao uso dos serviços, dos produtos e dos acervos das bibliotecas, bem como a busca e o uso qualitativo das informações disponíveis, no ambiente virtual, a partir do apoio da biblioteca universitária. Enfim, concluiu-se que a biblioteca universitária preocupe-se mais atentamente da identificação, reconhecimento e avaliação das dificuldades dos estudantes, procurando superar essas barreiras, por meio do desenvolvimento de ações que, de fato, promovam a competência em informação entre os estudantes da graduação, de modo a possibilitar que eles conquistem autonomia no desenvolvimento dos seus trabalhos acadêmicos e dominem o saber-científico.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCompetência em informação – estudantes universitáriospt_BR
dc.subjectEnsino superior - biblioteca universitáriapt_BR
dc.subjectBiblioteca – barreiras de usopt_BR
dc.subjectPesquisapt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.titleCompetências em informação dos estudantes de graduação para elaboração dos trabalhos acadêmicospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGCI)

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