Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/7859
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorIannitelli, Leda Maria Muhana Martinez-
dc.contributor.authorNivoloni, Karime-
dc.creatorNivoloni, Karime-
dc.date.accessioned2013-01-15T14:28:57Z-
dc.date.available2013-01-15T14:28:57Z-
dc.date.issued2013-01-15-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/7859-
dc.description.abstractEsta dissertação tem como objetivo investigar como princípios, protocolos e/ou pressupostos da Educação Somática podem informar e orientar estratégias de exploração de movimentos e procedimentos criativos/compositivos em dança, relacionando de forma imbricada proposições artísticas e trabalho corporal. Nessa perspectiva, o corpo configura-se como eixo central de referências e de estudos no processo de investigação e de composição em dança. Apoiada na Teoria do Corpomídia de Helena Katz e Christine Greiner, também procura identificar pressupostos de entendimento e de tratamento do corpo proporcionadas pela Educação Somática enquanto informação incorporada, e refletir sobre suas formas de abordagem nos procedimentos de exploração e de construção cênica. A metodologia, construída ao longo do processo, envolveu levantamento de conceitos relevantes, estudo bibliográfico dos referentes conceitos, identificação de coreógrafas que trabalham com Educação Somática e Dança, realização de entrevistas de caráter semi-abertos com as coreógrafas e pesquisadoras de dança identificadas – Adriana Grechi e Lu Favoreto – e, por fim, cruzamento de todos os dados levantados na pesquisa em suas diferentes etapas. Os resultados apontam a Somática como uma possibilidade potencialmente favorável a abordagens de processos criativos em dança que tenham o corpo como lócus primeiro de investigação, facilitando proposições cênicas corporificadas. Formas de utilização dessa informação são particulares a cada artista.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPESBpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectEducação somáticapt_BR
dc.subjectCorpopt_BR
dc.subjectCriaçãopt_BR
dc.titleCorporeografias: princípios da educação somática como estratégia de investigação criativa em dançapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubEscola de Dançapt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGDANCA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao corporeografias.pdf8,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.