Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/7842
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Varela, Aida Varela | - |
dc.contributor.author | Pereira, Fernando Antônio de Sousa | - |
dc.creator | Pereira, Fernando Antônio de Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2013-01-13T14:02:10Z | - |
dc.date.available | 2013-01-13T14:02:10Z | - |
dc.date.issued | 2011-08-31 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/7842 | - |
dc.description.abstract | O desenvolvimento da competência em informação entre os estudantes do Curso de Administração de Empresas da Universidade Católica do Salvador (UCSal), através das atividades da disciplina Estágio Supervisionado II: “Simulação Empresarial Competitiva” foi o tema deste trabalho. O objetivo foi o de verificar o nível de compreensão que os estudantes adquiriram acerca da importância das ações de identificação, recuperação e uso das informações para o desenvolvimento e a execução do planejamento estratégico no transcorrer da disciplina. Procurou-se identificar as possíveis dificuldades dos estudantes na busca, acesso e uso das informações; os ambientes, canais e fontes de informação que os estudantes mais utilizaram para o desenvolvimento das atividades do planejamento estratégico; verificando o grau de compreensão que os estudantes passaram a ter sobre a importância das ações ligadas ao uso da informação, como a recuperação, organização, armazenagem e disseminação da informação, assim como a compreensão que desenvolveram sobre a importância de avaliar e utilizar as informações de forma crítica e ética para a resolução de problemas e tomada de decisões. A pesquisa foi realizada a partir da utilização integrada de dois métodos: o do estudo de caso e o da pesquisa participante, já que o estudo foi realizado com base na própria experiência de ensino, aplicada pelo pesquisador na sua atividade docente. Constituiu-se numa experiência de introdução dos alunos na temática da competência em informação em associação à metodologia dos jogos de empresas. Se efetivou a investigação e a análise através da coleta de dados em questionários estruturados com 11 questões fechadas e 1 aberta com a aplicação do questionário inicial na Etapa 1 da disciplina, e, ao final, na penúltima etapa (Etapa 6), com a aplicação do questionário final, ambos com a mesma estrutura, objetivando-se a verificação das mudanças ocorridas no transcorrer da disciplina. A amostra foi composta de 94 estudantes que integraram 4 turmas, duas do semestre de 2010.1 e as outras duas do semestre de 2010.2. Com os resultados positivos alcançados na pesquisa, é possível afirmar que a experiência realizada permitiu que os estudantes adquirissem uma compreensão mais ampla quanto à importância das ações de identificação, recuperação e uso das informações para o desenvolvimento e a execução do planejamento estratégico, no decorrer da “Simulação Empresarial Competitiva”. Para se alcançar a eficácia do pensamento estratégico, torna-se necessário que a Administração estabeleça um debate interdisciplinar em parceria com a Ciência da Informação, principalmente no que diz respeito ao gerenciamento das ações do ciclo informacional, das fontes e conteúdos da informação, apontando caminhos para o desenvolvimento de programas de formação de competências em informação no ensino superior, a partir da experiência concreta realizada neste estudo e que, desta maneira, os estudantes de Administração venham a compreender mais profundamente a importância de se valorizar não apenas a informação enquanto insumo, mas também a sua organização, os ambientes e recursos informacionais e as formas de acessá-las e utilizá-las, despertando-os para o trabalho integrado com a Ciência da Informação. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Competência em informação – Ensino da administração | pt_BR |
dc.subject | Competência em informação – estudantes universitários | pt_BR |
dc.subject | Competência em informação – Jogos de Empresa | pt_BR |
dc.title | O desenvolvimento da competência informacional para o pensamento estratégico: uma experiência no ensino da Administração de Empresas através da Simulação Empresarial Competitiva | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGCI) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Final.pdf | 1,51 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.