Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/7840
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCarvalho, Kátia de-
dc.contributor.authorSouza, Raul Marques Leite de-
dc.creatorSouza, Raul Marques Leite de-
dc.date.accessioned2013-01-13T13:43:19Z-
dc.date.available2013-01-13T13:43:19Z-
dc.date.issued2011-08-31-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/7840-
dc.description.abstractA biblioteca universitária em busca de maior visibilidade, utilizando técnicas e ferramentas de marketing, bem como a gestão de informação nesse processo, constituem a temática desse trabalho, que tem por objetivo verificar como a Biblioteca Universitária utiliza técnicas de marketing para a atração do seu público leitor, na potencialização do uso de seus produtos e serviços. Procurou-se analisar como as bibliotecas estão utilizando a filosofia de marketing para gerir e disseminar informação, mantendo seu público satisfeito. A partir de uma revisão da literatura existente, busca-se identificar as técnicas e ferramentas propícias à difusão de informação na biblioteca. A pesquisa se caracteriza como um estudo exploratório descritivo, quando investiga e se aprofunda na temática, e ao propor descrever os fenômenos que influenciam o objeto de estudo. A investigação se deu por meio de um estudo de levantamento com a abordagem qualitativa, na Biblioteca da Escola de Administração da UFBA e na Biblioteca do Campus de Pituaçu da UCSAL, ambas na cidade de Salvador-BA. Os procedimentos para coleta de dados incluíram a observação informal, a entrevista com os gestores e a aplicação de questionários com os usuários, alunos concluintes do curso de Administração. Observa-se ainda que as bibliotecas utilizam um número pequeno de técnicas e ferramentas de marketing, e a percepção dos gestores em relação ao marketing da biblioteca é de que a sua aplicação é necessária, mas dependem das instâncias superiores. Em relação aos usuários, os mesmos percebem que não se faz uso do marketing na biblioteca, onde o mesmo é fundamental para uma gestão integrada em uma unidade de informação e seu uso, de forma estratégica, favorece o desempenho organizacional, para a satisfação das necessidades informacionais do usuário. Os resultados mostraram que a percepção da realidade difere da teoria e sua aplicação requer um estudo mais aprofundado, assim, existem ações incipientes quando se trata de marketing para bibliotecas.pt_BR
dc.description.sponsorshipBolsa concedida pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) e ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectBiblioteca universitáriapt_BR
dc.subjectGestão da Informaçãopt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.titleBiblioteca universitária em busca de maior visibilidade: gestão da informação e o uso de técnicas e ferramentas de marketingpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGCI)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.