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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/7838
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Toutain, Lídia Maria Batista Brandão | - |
dc.contributor.author | Fermiano, Marcos Antonio | - |
dc.creator | Fermiano, Marcos Antonio | - |
dc.date.accessioned | 2013-01-13T13:16:32Z | - |
dc.date.available | 2013-01-13T13:16:32Z | - |
dc.date.issued | 2011-08-23 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/7838 | - |
dc.description.abstract | A pesquisa, cujo tema foi o estudo de usuários da informação ambiental, no âmbito do Programa de Desenvolvimento Integrado e Sustentável (PDIS) da Área de Proteção Ambiental (APA) do Pratigi, teve por objetivo analisar o processo de transferência da informação ambiental na APA do Pratigi. Buscou-se, então, levantar dados bibliográficos sobre atores e entidades do PDIS da APA do Pratigi, mapear o fluxo das informações circulantes no âmbito do PDIS da APA do Pratigi, identificar os canais de interação entre usuários e unidades de informação, identificar as barreiras que interferem no processo de transferência da informação ambiental e selecionar padrões de competência e indicadores de desempenho, a partir do estudo realizado pela American Library Association (ALA). Metodologicamente, a pesquisa caracterizou-se como descritiva, cuja investigação se deu através de um estudo de caso do programa criado e desenvolvido pela Fundação Odebrecht. A amostra envolveu 8 (oito) unidades de execução em 04 (quatro) municípios no Baixo Sul da Bahia, totalizando 6 (seis) diretores, 10 (dez) professores e 60 (sessenta) jovens aprendizes. As técnicas de coleta de dados foram aplicação de questionários e realização de entrevistas. A análise de dados adotou o método indutivo, através de abordagens qualitativas e quantitativas. Os resultados mostraram que os principais fatores determinantes do processo de transferência da informação ambiental na APA do Pratigi foram a Pedagogia da Alternância e as barreiras que se contrapõem ao fluxo informacional. O exercício metodológico realizado com a finalidade do desenvolvimento futuro de competências em informação orientadas para o mercado de trabalho se mostrou compensador para todo o corpo docente. O estudo identificou barreiras empíricas à transferência da informação, como a resistência cultural das unidades-família parceiras, as questões ideológicas e/ou políticopartidárias, e o alto nível das informações ambientais à disposição. Recomenda-se replicar em outras APAs a experiência vitoriosa da Casa Jovem I e II e das Casas Familiares, tendo por fulcro a Pedagogia da Alternância, e intensificar o trabalho conjunto das cooperativas e Casas Familiares em atividades sócio-culturais. Concluise atestando a qualidade do PDIS e dos projetos de cunho sócio-econômico e/ou histórico-cultural, executados de forma a garantir melhoria da qualidade de vida, com emprego e renda, e a reforçar o senso de pertencimento a uma APA. A pesquisa revelou ainda o acerto das decisões estratégicas tomadas pela Fundação Odebrecht em favor do PDIS da APA do Pratigi. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Estudo de usuários | pt_BR |
dc.subject | Informação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Transferência da informação | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento sustentável | pt_BR |
dc.title | Estudo de usuários da informação ambiental como subsídio para a transferência da informação em prol do desenvolvimento sustentável da Apa do Pratigi | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGCI) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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