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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSantos, Ernani Marques dos-
dc.contributor.authorAlbuquerque Junior, Antonio Eduardo de-
dc.creatorAlbuquerque Junior, Antonio Eduardo de-
dc.date.accessioned2012-12-20T18:19:36Z-
dc.date.available2012-12-20T18:19:36Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/7699-
dc.description186 p.pt_BR
dc.description.abstractA rápida evolução dos recursos tecnológicos e sua utilização nos processos de negócio trouxeram muitos benefícios, mas também grande dependência com relação aos serviços de Tecnologia da Informação (TI). Dentre as novas tecnologias que foram incorporadas às atividades das organizações, muitas se tornaram diferenciais competitivos, contribuindo para o processo de tomada de decisões, fazendo com que a informática deixasse de ser uma experiência sem retorno garantido para se tornar uma ferramenta de trabalho, inclusive para o nível estratégico das organizações. A dependência que as organizações tem da TI e a aproximação entre esta e os níveis estratégicos de decisão fizeram com que organizações do mundo inteiro promovessem mudanças em seus processos internos de TI através da adoção de boas práticas de Governança de TI presentes em diversos modelos de melhores práticas existentes. Apesar disso, a aproximação entre a TI e os objetivos estratégicos não é a realidade encontrada em diversas organizações públicas brasileiras, contexto em que se enquadra a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). A Governança de TI no serviço público federal vem sendo alvo de auditorias e normas do Tribunal de Contas da União (TCU) e do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), reforçando a necessidade de adoção das boas práticas presentes nos modelos. Independentemente da atuação desses órgãos de fiscalização e normatização, é necessário organizar as áreas de TI das organizações públicas de maneira que deixem de ser meramente reativas para ajudar mais efetivamente as instituições a alcançarem seus objetivos e a prestarem melhores serviços para a população. Para isso, se faz necessário estudar a adoção de boas práticas de Governança de TI na FIOCRUZ para melhor direcionar os esforços no sentido de empreender melhorias nos seus processos internos de TI. O objetivo deste trabalho é desenvolver um estudo comparativo sobre a adoção de boas práticas de Governança de TI em unidades técnico-científicas da FIOCRUZ localizadas no Rio de Janeiro e nas unidades técnico-científicas localizadas nos estados da Bahia e de Minas Gerais visando identificar o nível de adoção de boas práticas em cada unidade. Quanto à metodologia, o trabalho é um estudo de casos múltiplos com abordagem qualitativa e método dedutivo, envolvendo pesquisa bibliográfica e documental, entrevistas semi-estruturadas e observação direta. Como resultados da pesquisa, foi possível identificar que uma das unidades regionais é a que mais adota boas práticas de Governança de TI. A pesquisa identificou também oito causas para as diferenças na adoção de boas práticas de Governança de TI pelas quatro unidades técnico-científicas estudadas.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.sourcehttp://www.adm.ufba.br/sites/default/files/publicacao/arquivo/antonio_eduardo_de_albuquerque_junior.pdfpt_BR
dc.subjectGovernança de Tecnologia da Informaçãopt_BR
dc.subjectGovernança de TIpt_BR
dc.subjectboas práticaspt_BR
dc.subjectFIOCRUZpt_BR
dc.subjectInformation Technology Governancept_BR
dc.subjectIT Governancept_BR
dc.subjectgood practicespt_BR
dc.titleBoas práticas de governança de tecnologia da informação: um estudo em unidades técnicocientíficas da Fiocruzpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional (NPGA)

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