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dc.contributor.advisorFischer, Tânia Maria Diederichs-
dc.contributor.authorCaggy, Ricardo Costa da Silva Souza-
dc.creatorCaggy, Ricardo Costa da Silva Souza-
dc.date.accessioned2012-12-17T19:12:17Z-
dc.date.available2012-12-17T19:12:17Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/7631-
dc.description149 p.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho analisou a prática da interdisciplinaridade no ensino da Administração numa Instituição de Ensino Superior (IES) da Bahia. Buscou-se a identificação das características estruturais da estratégia de ensino, a análise do processo de implantação da inovação curricular e os resultados obtidos na percepção de docentes e discentes. Para este estudo de caso, primeiramente, contextualizou-se o desafio colocado às IES no Brasil, com a reestruturação política do ensino superior no país, além da influência institucional no processo de inovação e construção curricular. A seguir, foi analisada a epistemologia e a metodologia interdisciplinar de ensino, à luz da abordagem da complexidade, e das novas demandas da sociedade. Nessa direção, utilizou-se uma abordagem Quali-Quanti com a triangulação de métodos de pesquisa tendo como perspectiva a ampliação do entendimento da estrutura, do processo e dos resultados obtidos com o uso da interdisciplinaridade no caso escolhido. No primeiro nível de análise do caso, de caracterização da prática interdisciplinar, foi utilizada a análise documental (documentos oficiais da IES) e a entrevista semi-estruturada com o coordenador do curso de Administração. No segundo nível de análise, foi aplicado questionário estruturado e realizadas entrevistas com os docentes do curso. O último nível contou com a aplicação de um questionário estruturado e a realização de grupo focal com estudantes do último semestre do referido curso. Os dados coletados através dos questionários foram analisados utilizando-se de medidas de estatística descritiva e da análise do Alpha de Cronbach como medida de confiabilidade da escala. Os dados oriundos das entrevistas foram analisados utilizando-se da técnica da Análise de Conteúdo. Verificou-se que, apesar da intencionalidade interdisciplinar descrita nos documentos oficiais da IES, a mesma mantém a matriz curricular nos moldes disciplinares, ocorrendo à interdisciplinaridade apenas no projeto prático interdisciplinar. Adicionalmente, percebeu-se que a inserção da interdisciplinaridade na IES deu-se através da ação isomórfica mimética, facilitada pelos docentes que utilizam tais práticas em outras IES, não existindo qualquer influência político-institucional em decorrência das Diretrizes Curriculares Nacionais de Administração. O levantamento mostrou ainda que, apesar dos resultados positivos, percebidos pelos professores com o uso desta estratégia de ensino, a IES não criou mecanismos internos para mensuração e suporte das atividades, tendo a manutenção da inovação curricular em virtude do comprometimento da equipe de docentes. Os resultados demonstram que - mesmo com as dificuldades no processo de implantação e legitimação da prática interdisciplinar e da falta de estrutura e suporte organizacional para as atividades - docentes e discentes compartilham da perspectiva dos resultados positivos obtidos com tais práticas, com a melhoria do processo de aprendizagem, desenvolvimento do pensamento sistêmico, analítico e crítico dos estudantes, além da ampliação das habilidades técnicas e interpessoais. Conclui-se, então, que - no caso em análise, mesmo sem uma proposta articulada com as políticas organizacionais, e com todas as dificuldades inerentes ao processo de implantação e a estrutura necessária para o desenvolvimento das atividades - a interdisciplinaridade desvela-se como uma ferramenta capaz de melhorar o aprendizado e o desempenho dos estudantes, demonstrando a relevância da sua utilização no ensino superior.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.sourcehttp://www.adm.ufba.br/sites/default/files/publicacao/arquivo/ricardo_caggy.pdfpt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectEnsino da Administraçãopt_BR
dc.subjectInovações Curricularespt_BR
dc.subjectInterdisciplinaritypt_BR
dc.subjectTeach ofAdministrationpt_BR
dc.subjectCurriculum innovationspt_BR
dc.titleA interdisciplinaridade revisitada: analisando a prática interdisciplinar em uma faculdade de administração da Bahiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
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