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dc.contributor.advisorSardenberg, Cecília Maria Bacellar-
dc.contributor.authorCardoso, Cláudia Pons-
dc.creatorCardoso, Cláudia Pons-
dc.date.accessioned2012-12-01T13:40:01Z-
dc.date.available2012-12-01T13:40:01Z-
dc.date.issued2012-08-03-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/7297-
dc.description.abstractEsta tese investiga trajetórias de mulheres negras ativistas brasileiras para compreender como as desigualdades de raça, gênero, classe e sexualidade são transformadas em instrumentos para a construção de uma organização própria, espaço de protagonismo e exercício de experiências exitosas no desafio aos poderes constituídos. Explora, ainda, como o discurso feminista é recriado a partir de demandas específicas das mulheres negras. O argumento central está na afirmativa de que as ativistas negras, no Brasil, elaboraram um pensamento feminista próprio à luz de saberes, práticas e experiências históricas de resistência das mulheres negras. Um pensamento feminista crítico alimentado por valores, princípios e cosmovisão organizados a partir de referenciais negro-africanos, que defende a pluralidade epistemológica para revelar a contribuição das mulheres negras em diversas áreas do conhecimento. Um pensamento feminista negro que sustenta uma teoria e uma práxis, visando não só transformar efetivamente a vida das mulheres, mas a própria sociedade, na medida em que se assenta no enfrentamento de estruturas de poder: racismo, sexismo, divisão de classes e heterossexismo. Um pensamento que visa a descolonização do conhecimento, isto é, aposta no desprendimento epistêmico do conhecimento europeu para pensar a própria história a partir de categorias baseadas em nossas experiências de mulheres negras na diáspora. Adoto na tese como lente para ler a realidade sobre a qual as ativistas se voltam, a perspectiva interseccional, lente usada também pelos movimentos de mulheres negras brasileiras para empreender suas ações de intervenção política. A categoria se mostra útil para o reconhecimento do modo como diferentes eixos de opressão se configuram, produzindo desigualdades e situações adversas de múltiplas discriminações a grupos específicos de mulheres, como as mulheres negras. Utilizo como orientação teórico-metodológica a História Oral para recuperar e registrar os depoimentos de 22 ativistas integrantes dos movimentos de mulheres negras brasileiras, obtidos por intermédio de entrevistas. Na História Oral opto por entrevistas de história de vida realizadas de forma a revelar a relação entre a história social e trajetória individual de cada depoente e assim entender como construíram suas identidades a partir de referências de gênero, raça/etnia, sexualidade, religião, entre outros, tendo por cenário os acontecimentos da sociedade brasileira.pt_BR
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa da Bahia (FAPESB)pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectmulheres negraspt_BR
dc.subjectgêneropt_BR
dc.subjectraçapt_BR
dc.subjectfeminismo negropt_BR
dc.subjectepistemologias feministaspt_BR
dc.subjectdiáspora negrapt_BR
dc.titleOutras falas: feminismos na perspectiva de mulheres negras brasileiraspt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
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