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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/6581
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Lemos, André | - |
dc.contributor.author | Andrade, Luiz Adolfo de Paiva | - |
dc.creator | Andrade, Luiz Adolfo de Paiva | - |
dc.date.accessioned | 2012-08-13T15:24:43Z | - |
dc.date.available | 2012-08-13T15:24:43Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/6581 | - |
dc.description | 312 f. : il | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo oferece um exame da interseção entre jogos eletrônicos, mídia ecomputação ubíqua. O escopo focaliza a produção midiática de espaço operada pelogênero dos jogos de realidade alternativa (ARGs), expoente dessa convergência,considerando apropriações de LBS e LBT. A hipótese sustenta que o uso lúdico detecnologias e serviços baseados em localização produz uma supressão de tempo eespaço, metaforicamente chamada de círculo mágico - um lugar temporário criado pelo ARG para sua realização, que torna-se instância mediadora entre jogo, jogador erealidade. Esta mediação usa como base computadores interconectados e embarcadosno espaço urbano, produzindo um sentido mais amplo para a mídia digital. A análisedos jogos de realidade alternativa, que se articularam às LBS e LBT, tende a criar as bases para tal entendimento, uma vez estes games utilizam a cidade da computação ubíqua e pervasiva como plataforma. Nesta direção, a pesquisa aqui apresentada podecontribuir para o atual debate nas esferas da comunicação social, estudos de mídia eda cibercultura, revelando uma modalidade em transmídia com ênfase no potencial dolugar. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Comunicação e CulturaContemporânea | pt_BR |
dc.subject | Comunicações digitais - Aspectos sociais | pt_BR |
dc.subject | Jogos eletrônicos | pt_BR |
dc.subject | Espaço e tempo | pt_BR |
dc.subject | Sistema de comunicação móvel | pt_BR |
dc.subject | Computadores e civilização | pt_BR |
dc.title | Jogos de realidade alternativa: cibercultura, espaço e (trans)mídia | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tese (PÓSCOM) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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