Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/5660
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLima, Mônica-
dc.contributor.authorCoutinho, Denise-
dc.contributor.authorAlmeida Filho, Naomar Monteiro de-
dc.contributor.authorSampaio, Sônia Maria Rocha-
dc.creatorLima, Mônica-
dc.creatorCoutinho, Denise-
dc.creatorAlmeida Filho, Naomar Monteiro de-
dc.creatorSampaio, Sônia Maria Rocha-
dc.date.accessioned2012-04-19T13:55:48Z-
dc.date.available2012-04-19T13:55:48Z-
dc.date.issued2012-04-19-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/5660-
dc.descriptionProjeto de Pesquisa, em desenvolvimento (2012-2014)pt_BR
dc.description.abstractEntre 2006 e 2009, a UFBA concebeu e implantou parcialmente o modelo curricular de ciclos, com base em uma nova modalidade de curso de graduação: Bacharelados Interdisciplinares (BI). Atualmente, aproximadamente 1.600 vagas são oferecidas em quatro opções de BI: Humanidades, Artes, Ciência & Tecnologia e Saúde. Em 2009, o Instituto de Psicologia propõe a Área de Concentração Estudos da Subjetividade e do Comportamento Humano (AC-ESCH), como possibilidade de transição entre os BIs e o Curso de Progressão Linear de Formação de Psicólogo. O BI-UFBA, e seus desdobramentos, por exemplo, a oferta organizada de vagas para egressos do BI para os Cursos de Progressão Linear (CPL), formam uma proposta inovadora que precisa ser submetida ao escrutínio interrogativo à altura das condições de possibilidades de sucesso que conformam tais mudanças. Iniciando esta linha de pesquisa, propomos a relação do BI-UFBA com um domínio específico – o CPL em Psicologia, sediado no Instituto de Psicologia da UFBA (CPL-Psico) – como contexto de pesquisa. Temos como objetivo geral analisar significados e sentidos atribuídos por egressos dos BI ao processo de escolha do Curso de Psicologia como carreira profissional e suas expectativas para o exercício da profissão. A concepção e a organização do ensino superior no Brasil reforçam profissionalização precoce de jovens, pois, muito tenramente, eles devem decidir a profissão futura. Sabe-se que a formação profissional não é a única (e talvez nem a mais importante) função da universidade. Muitas questões merecem investimento intelectual. Por que os egressos do BI, ao serem expostos ao ensino não profissionalizante e adquirindo algumas das habilidades citadas, escolhem o CPL-Psico e não se direcionam ao mundo do trabalho? Quais os significados e sentidos envolvidos no processo de escolha profissional de egressos do BI? Que expectativas têm esses sujeitos sobre a escolha da Psicologia como carreira profissional e sobre o exercício dessa profissão? Quais os significados e sentidos político-pedagógicos da proposta da AC-ESCH? Qual a perspectiva concreta do BI tornar-se primeiro ciclo da formação em Psicologia? Como estratégia metodológica, realizaremos uma etnografia focalizada, com vistas a identificar padrões e pontos focais da vida cultural e social dos estudantes nesse contexto. Os sujeitos da pesquisa serão os estudantes egressos do BI-UFBA que ingressarem no Curso de Psicologia, professores e dirigentes do IPS e IHAC. Dentre as principais técnicas, utilizaremos entrevistas semi-estruturadas com informantes-chave. Esta pesquisa se inspira no modelo teórico-metodológico do Sistema de Signos, Significados e Práticas-S/ssp conduzida por um dos co-autores deste projeto. O S/ssp é constituído de três níveis para a abordagem de um problema de investigação: o factual, o narrativo e o interpretativo. Como resultado, estimamos oferecer uma análise consistente dessa experiência inovadora de formação acadêmica em ciclos, possibilitando a um só tempo o acompanhamento e a avaliação do modelo. A pesquisa pretende ainda estimular e orientar trabalhos acadêmicos de IC, Mestrado e Doutorado sobre o tema, visando à articulação com investigações similares conduzidas em outras universidades que têm adotado modelos de formação equivalentes.pt_BR
dc.description.sponsorshipEdital Pro-UFBA 2011pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectBacharelado Interdisciplinarpt_BR
dc.subjectGraduação em Psicologiapt_BR
dc.subjectEstudos sobre a Universidadept_BR
dc.subjectAvaliação REUNIpt_BR
dc.titleTrajetórias acadêmicas e construção de significados e sentidos na transição dos bacharelados interdisciplinares à formação em psicologia na UFBApt_BR
dc.typeOutrospt_BR
Aparece nas coleções:Outros (IPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Lima, et. al 18-04-2012 (repositório).pdf244,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.