Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/5151
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAggio, Camilo de Oliveira-
dc.creatorAggio, Camilo de Oliveira-
dc.date.accessioned2012-01-12T17:47:27Z-
dc.date.available2012-01-12T17:47:27Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.issn0104-6276-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/5151-
dc.description.abstractA utilização de recursos e ferramentas digitais associados à Internet por parte de campanhas eleitorais empreendidas por candidatos e partidos tem ganhado uma importância crescente nos últimos anos, produzindo casos emblemáticos como a eleição de Barack Obama nos Estados Unidos em 2008. O presente artigo tem o propósito de realizar um exercício de organizaçãoda literatura formada em torno das campanhas online, mostrando como as questões, problemas e discussões acerca do tema se modificaram ou se reconfiguraram ao longo dos anos. Ainda que poucos trabalhos tenham sido produzidos no Brasil até agora, o conjunto de questões levantadas para abordar o fenômeno das campanhas online em outros contextos culturais e políticos é essencial para a reflexão sobre os potenciais e obstáculos dessa comunicação política digital no contexto brasileiro. A metodologia consistiu no levantamento de bibliografia e em uma classificação desses trabalhos de acordo com o ano do corpus de análise. Nossos resultados indicam que, à medida da passagem dos anos, o discurso, as preocupações e as experiências empíricas relacionadas às campanhas online direcionaram seu foco para os potenciais de mobilização, engajamento e ativismo relacionados às características da web 2.0, reconfigurando os potenciais de provimento de informações não mediadas pelos media noticiosos e interatividade no plano dialógico característicos da fase dedicada aos web sites de campanha.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherOpinião Públicapt_BR
dc.subjectinternetpt_BR
dc.subjecteleiçõespt_BR
dc.subjectcampanhas onlinept_BR
dc.subjectelectionspt_BR
dc.subjectonline campaignspt_BR
dc.titleCampanhas online: o percurso de formação das questões, problemas e configurações a partir da literatura produzida entre 1992 e 2009pt_BR
dc.title.alternativeOpinião Públicapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.localpubCampinaspt_BR
dc.identifier.numberv.16, n.2pt_BR
Aparece nas coleções:Outros (PPGA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ASDRDRDRD.pdf169,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.