Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43636
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Aerofotogrametria colaborativa com aeronave remotamente pilotada de baixo custo e software livre em comunidades urbanas de Simões Filho -BA
metadata.dc.creator: Gomes, Victor Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Freiman, Fabiano Peixoto
metadata.dc.contributor.advisor2: Brito, Patrícia Lustosa
metadata.dc.contributor.referee1: Freiman, Fabiano Peixoto
metadata.dc.contributor.referee2: Brito, Patrícia Lustosa
metadata.dc.contributor.referee3: Carvalho, Fernanda Puga
metadata.dc.contributor.referee4: Elias, Elias Nasr Naim
metadata.dc.description.resumo: Este estudo avalia a aerofotogrametria de baixo custo com softwares livres (DTM/ODM) para mapeamento colaborativo em áreas periféricas do município de Simões Filho-BA. Utilizando um RPA DJI Air 3S, o processamento foi comparado entre o Agisoft Metashape (comercial) e a plataforma DTM/ODM (aberta), usando o mesmo conjunto de imagens. O objetivo foi validar a metodologia para iniciativas de base comunitária, focando na disponibilização de dados e acesso democrático à geoinformação. Os resultados indicaram que o DTM/ODM é uma alternativa ágil e viável para gerar ortomosaicos, com precisão posicional relativa à escala de 1:5000 (PEC/PCD), indicada para planejamento e diagnóstico territorial, mesmo sem o uso de pontos de controle terrestres. Os produtos resultantes foram disponibilizados no OpenAerialMap, ampliando o acesso público a dados geoespaciais.
Palabras clave : Aerofotogrametria
Mapeamento colaborativo
Comunidades urbanas
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola Politécnica
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43636
Fecha de publicación : 27-nov-2025
Aparece en las colecciones: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Engenharia de Agrimensura e Cartográfica (Escola Politécnica)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
trabalho de conclusão de curso victor.pdf18,98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.