Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43631
metadata.dc.type: Dissertação
Título : Gestão social das aprendizagens na educação infantil: uma proposição de recomposição para o município de São Francisco do Conde - BA
metadata.dc.creator: Lima, Juliana Messias de
metadata.dc.contributor.advisor1: Sampaio, Maria Carolina de Souza
metadata.dc.contributor.referee1: Sampaio, Maria Carolina de Souza
metadata.dc.contributor.referee2: Sales, Mary Valda Souza
metadata.dc.contributor.referee3: Marback Neto, Guilherme
metadata.dc.description.resumo: A presente dissertação conecta a Gestão Social e a Recomposição das Aprendizagens dos estudantes da pré-escola do município de São Francisco do Conde - BA. Trata-se de um estudo de caso realizado na Escola Juvenal Eugênio de Queiroz, localizada no município de São Francisco do Conde/BA, onde a pesquisadora atua profissionalmente, tornando-a sujeito implicado na pesquisa. A questão norteadora é fundamentada no modo como o processo de Recomposição das Aprendizagens pode ser efetivado na pré-escola da rede municipal de ensino de São Francisco do Conde. O objetivo é investigar os métodos utilizados para alcançar a Recomposição das Aprendizagens na pré-escola, a partir dos seguintes objetivos específicos: i) identificar as implicações educacionais das aprendizagens dos estudantes da Educação Infantil decorrentes do afastamento presencial; ii) verificar os conhecimentos subsunçores dos discentes; iii) descrever métodos de ensino direcionados à Recomposição das Aprendizagens na pré-escola. O estudo delineia-se a partir de pesquisa bibliográfica e documental, coleta de dados por meio de diário de observação elaborado nas turmas em que a pesquisadora é docente, assim como entrevista e aplicação de questionário com docentes atuantes na pré-escola e integrantes da rede municipal de ensino. Utilizaram-se métodos da pesquisa-aplicação em educação, assim como métodos indutivo e comparativo. A análise dos dados coletados será realizada com base nos princípios da análise de conteúdo. Constatou-se que diversas estratégias utilizadas na Recomposição das Aprendizagens são práticas comuns ao ensino infantil. Foi criado o conceito de reorganização das experiências educacionais e foi feito um guia com orientações para implementação como produto desta pesquisa.
Resumen : La disertación conecta la gestión social y la recomposición de los aprendizajes de los estudiantes de la pre-escuela en la ciudad de San Francisco del Conde. Se trata de un estudio de caso realizado en la Escuela Juvenal Eugênio de Queiroz, ubicada en la ciudad de San Francisco del Conde, en Bahía, donde la investigadora actúa profesionalmente, haciéndola sujeto implicado de la pesquisa. La cuestión guía está fundamentada en el modo como el proceso de recomposición de los aprendizajes puede ser efectuado en la pre-escuela de red municipal de enseñanza del San Francisco del Conde. Su objetivo es investigar los métodos utilizados para alcanzar la recomposición de los aprendizajes en la pre-escuela, tiene por objetivos específicos la identificación de las implicaciones educativas resultantes del aislamiento social, la verificación de los conocimientos subsunçores de los estudiantes y la descripción de los métodos de enseñanza dirigidos a recomposición del aprendizaje en la pre-escuela. Se han usado métodos de la investigación-aplicación en educación, como métodos inductivos y comparativos. El análisis de los datos recogidos se llevará basado en los principios del análisis del contenido. Se encontró que varias estrategias usadas en la recomposición de los aprendizajes son prácticas comunes en la enseñanza infantil. Se ha creado un concepto de reorganización de las experiencias educativas y un guía con orientaciones para su implementación como producto.
Palabras clave : Ensino
Aprendizagem
Educação Infantil
Recomposição das aprendizagens
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Administração
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Multidisciplinar e Profissionalizante em Desenvolvimento e Gestão
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43631
Fecha de publicación : 15-ago-2025
Aparece en las colecciones: Dissertação (PDGS)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
dissertacaocompleta-versaofinal.pdf29,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.