Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41983
metadata.dc.type: Dissertação
Título : Contribuições da Gestão do Conhecimento e da Aprendizagem Organizacional para a formação continuada dos oficiais do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia
Otros títulos : Contributions of Knowledge Management and Organizational Learning to the continuous education of officers of the Military Fire Department of Bahia
metadata.dc.creator: Andrade Júnior, José Raimundo de
metadata.dc.contributor.advisor1: Sampaio, Maria Carolina de Souza
metadata.dc.contributor.referee1: Sampaio, Maria Carolina de Souza
metadata.dc.contributor.referee2: Silva Neto, Arlindino Nogueira
metadata.dc.contributor.referee3: Santana, Maribel Fernandes Ribeiro
metadata.dc.contributor.referee4: Waiandt , Claudiani
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho propõe demonstrar, por meio de uma alternativa metodológica de ensino, como a Gestão do Conhecimento conjugada à Aprendizagem Organizacional pode contribuir para a formação continuada de líderes e gestores do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, com base na percepção dos egressos do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais. Trata-se de uma pesquisa aplicada, com abordagem qualitativa, que estuda o processo formativo dos egressos do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais. O método explicativo foi adotado, abrangendo análise de documentos e coleta de dados por meio de questionários e entrevistas semiestruturadas e presenciais. Os resultados indicam uma necessidade significativa de mudança no eixo formativo dos líderes e gestores organizacionais. Os entrevistados perceberam uma falta, deficiência ou imperfeição na Gestão do Conhecimento e Aprendizagem Organizacional dentro do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia. Além disso, houve um relevante descontentamento com o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais, associado à ausência de um mapa ou matriz de competências formalizado na instituição. Neste contexto, a Gestão do Conhecimento, aliada à Aprendizagem Organizacional, pode contribuir significativamente para o eixo formativo, através da implementação de uma Tecnologia de gestão social, por meio do uso estratégico de trilhas de aprendizagem por competências na formação e capacitação dos oficiais superiores para o exercício de suas funções institucionais. Isso inclui a criação, compartilhamento e aplicação do conhecimento, visando alcançar os objetivos institucionais e melhorar as práticas de prestação de serviços à população.
Resumen : This study aims to demonstrate, through a methodological teaching alternative, how Knowledge Management, combined with Organizational Learning, can contribute to the continuous education of leaders and managers in the Bahia Military Fire Department, based on the perceptions of graduates from the Officer Training Improvement Course. This is applied research with a qualitative approach that examines the formative process of graduates from the course. An explanatory research design was adopted, including document analysis and data collection through questionnaires and semi-structured, in-person interviews. The results indicate a significant need for changes in the training framework for organizational leaders and managers. The interviewees identified a lack, deficiency, or imperfection in Knowledge Management and Organizational Learning within the Bahia Military Fire Department. Additionally, there was considerable dissatisfaction with the Officer Training Improvement Course, linked to the absence of a formalized competency map or matrix within the institution. In this context, Knowledge Management, combined with Organizational Learning, can significantly contribute to the training framework through the implementation of social management technology, utilizing strategic competency-based learning paths in the training and development of senior officers for their institutional roles. This includes the creation, sharing, and application of knowledge, achieving institutional objectives, and improving public service practices.
Palabras clave : Gestão do conhecimento
Aprendizagem organizacional
Trilha de aprendizagem
Corpo de Bombeiros
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::TEORIA GERAL DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO CURRICULAR
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
CNPQ::OUTROS::CARREIRA MILITAR
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Administração
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Segurança Pública 
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41983
Fecha de publicación : 15-ago-2024
Aparece en las colecciones: Dissertação - Mestrado Profissional em Segurança Pública, Justiça e Cidadania (MPSPJC/PROGESP)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
José Raimundo de Andrade júnior_TCC_Mestrado.pdfDissertação de Mestrado Jose Raimundo2,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.