Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39344
metadata.dc.type: Dissertação
Título : Aulas de teatro acessíveis: uma proposta para todos os corpos
metadata.dc.creator: Costa, Cristiane Raposo
metadata.dc.contributor.advisor1: Soares, Stênio José Paulino
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Oliveira Junior, Celso de Araújo
metadata.dc.contributor.referee1: Soares, Stênio José Paulino
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira Junior, Celso de Araújo
metadata.dc.contributor.referee3: Oliveira, Victor Hugo Neves de
metadata.dc.description.resumo: Essa pesquisa reflete sobre as aulas de teatro da Escola Municipal Casa da Amizade, em turmas inclusivas do ensino fundamental I, através da minha experiência enquanto artista professora de teatro surda. Discorre sobre o desenvolvimento e aplicação das aulas de teatro acessíveis, abordagem metodológica de ensino que considera a inclusão de todos os corpos na perspectiva de entendimento dos processos de desenvolvimento cognitivos e social, amparada pelo princípio da indivisibilidade do corpo/mente, assim como dialoga com a metodologia do Corpo-testemunha, para estabelecer uma epistemologia do saber por meio do corpo. Essa dissertação trata da educação para crianças com Necessidades Educacionais Especiais, da ludicidade, dos jogos e da mediação sensível nas experiências da aula de teatro. O texto discute sobre o processo educacional acessível a todos os corpos, que respeita as particularidades cognitivas e expressivas individuais, e ainda analisa a aplicação de pesquisa prática nas aulas de teatro durante o ensino remoto.
Resumen : This research reflects on the theater classes at Escola Municipal Casa da Amizade, in inclusive elementary school classes, through my experience as a deaf theater teacher and artist, in the development and application of accessible theater classes, methodological approach to teaching that considers the inclusion of all bodies in the perspective of understanding the processes of cognitive and social development, guided by the principle of indivisibility of body/mind. It addresses education for children with Specific Educational Needs, playfulness, games and sensitive mediation in theater class experiences. It encourages discussion about the educational process accessible to all bodies, which respects individual cognitive and expressive particularities, and also analyzes the application of practical research in theater classes during remote teaching.
Palabras clave : Ensino de teatro
Educação inclusiva
Surdez
Jogos
Ensino fundamental
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos - IHAC
metadata.dc.publisher.program: Outro
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39344
Fecha de publicación : 7-dic-2022
Aparece en las colecciones: Dissertação (ProfArtes)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Cristiane Raposo Costa - dissertação.pdfDissertação1,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.