Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39320
Tipo: Dissertação
Título: Da Internet para as livrarias: as trajetórias de escritoras de fanfics rumo ao mercado editorial.
Título(s) alternativo(s): From Internet to libraries: the trajectories of fanfic writers towards the publishing market.
Autor(es): Santiago, Priscila
Primeiro Orientador: Souza, Maria Carmem Jacob
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Maria Carmem Jacob de
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Rodrigo Lessa Cezar
metadata.dc.contributor.referee3: Andrade, Carina Luisa Ochi Flexor
Resumo: Esta dissertação propõe um estudo acerca das motivações e estratégias que escritoras de fanfics que querem ser publicadas profissionalmente utilizam para ingressar no mercado editorial no Brasil. Para ilustrar este fenômeno, fez-se necessário construir um passeio pelas trajetórias sociais de três autoras brasileiras de romances seriados que iniciaram suas carreiras escrevendo fanfics na Internet, são elas: Carolinha Munhóz, Babi Dewet e Ray Tavares. A inquietação que iniciou o processo desta pesquisa foi a percepção de que a fanfic hoje deixou de ser apenas uma história criada por fã baseada em outro produto da cultura popular e sim um subgênero literário construído na Internet, ou seja, um formato específico de produzir e consumir narrativas sentimentais seriadas, e que escritoras estão utilizando esse espaço como mecanismo de praticar a escrita para realizar o desejo de publicar profissionalmente os seus livros. Nesse contexto, busca-se compreender como o fandom contribui para a criação e desenvolvimento de habilidades de fãs produtores da ficção literária e como isso se desdobra em possíveis carreiras no mercado literário brasileiro e em outros associados, como a ficção seriada para televisão e Internet. O objetivo da análise de trajetórias das escritoras selecionadas por meio da metodológia de Pierre Bourdieu foi de compreender esses percursos, salientado as relações entre suas motivações e as dificuldades e conquistas alcançadas. Buscou-se mapear quais foram os habitus adquiridos por essas escritoras ao longo das posições ocupadas para relacionar com as escolhas que fizeram para adquirir reconhecimento e consagração que colaborassem com a inserção delas no campo literário. O esforço para conceituar fãs e as produções derivadas dos fandoms foi fundamentado teoricamente com as contribuições de Jenkins (1992; 2009), Hills (2005), Sandvoss (2005) e Lessa (2017), e para compreensão acerca do fenômeno fanfiction Vargas (2005), Jamison (2017) e pesquisas do grupo A-Tevê (Laboratório de Análise de Teleficção) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em especial nas publicações de Souza e coautores (2015; 2017). Para melhor compreensão dos modos de produção, consumo e distribuição das fanfics, fez-se necessário um mapeamento das principais plataformas e repositórios utilizados no Brasil e no mundo, observando-se um foco maior no Wattpad e nas amplas possibilidades para autopublicação de escritoras amadoras. Em seguida, foi desenvolvido um estudo acerca do mercado literário brasileiro, a cadeia produtiva do livro e os modos de se publicar profissionalmente no Brasil, buscando compreender como a visão do mercado e das editoras a respeito das criadoras de fanfics podem interferir na trajetória daquelas que querem se profissionalizar. A análise das trajetórias sociais foi construída com base em um compilado de informações obtidas das autoras em entrevistas para veículos de imprensa, vídeos de seus canais no Youtube e demais conteúdos em redes sociais. Os esforços dessa pesquisa mostram como o fenômeno de utilizar a Internet como mecanismo de praticar a escrita e criar uma comunidade engajada de leitores se configurou como um caminho para a publicação de romances seriados e outros produtos no mercado literário. Espera-se que esta dissertação possa contribuir com as pesquisas voltadas para fãs e cultura participativa no Brasil e do crescente movimento literário na Internet composto, especialmente, pelo segmento de autoras que publicam com intuito de ingressarem no mercado editorial.
Abstract: This dissertation proposes a study about the motivations and strategies that fanfic writers who want to be professionally published use to enter the publishing market in Brazil. To illustrate this phenomenon, it was necessary to build a walk through the social trajectory of three Brazilian serial romances authors, who initiated their careers writing fanfictions on the Internet, them being: Carolinha Munhóz, Babi Dewet and Ray Tavares. The enthusiasm that initiated the process of this research was the perception that fanfictions today stopped being just a story created by a fan based in another product from popular culture and it became a literary subgenre built on the Internet, that is, a specific format of producing and consuming serial sentimentalists narratives, and that authors are using this space as a mechanism for practicing their writing to fulfill their wish of publishing their books professionally. In this context, it is seeked to comprehend how fandom contributes to the creation and development of skills of fans producing literary fiction and how this unfolds into possible careers in the Brazilian literary market and in other associates, such as serial fiction for television and the Internet. The objective of analyzing the trajectories of the selected writers through Pierre Bourdieu's methodology was to understand these trajectories, emphasizing the relationship between their motivations and their difficulties and achievements. We sought to map the habitus acquired by these writers along the positions they occupied in order to relate them to the choices they made to acquire recognition and consecration that would collaborate with their insertion in the literary field. The effort to conceptualize fans and derived productions from fandoms was theoretically reasoned with the contributions of Jenkins (1992; 2009), Hills (2005), Sandvoss (2005) and Lessa (2017), and for understandment about the fanfiction phenomenon Vargas (2005), Jamison (2017) and researches from the A-Tevê group (Laboratory of Telefiction Analysis) from the Federal University of Bahia (UFBA), in special the publications of Souza and co-authors (2015; 2017). Then, a study was developed about the Brazilian literary market, the book production chain and the ways to publish professionally in Brazil, seeking to understand how the market and publishers' view of fanfic creators can interfere in the trajectory of those who want to become a professional. The social trajectory analysis was built with a compilation of informations obtained from the authors interviews for press vehicles, videos in their Youtube channels and other contents in social media. The efforts of this research show how the phenomenon of using the Internet as a mechanism to practice writing and create an engaged community of readers has shaped itself as a path for the publication of serial novels and other products in the literary market. It is hoped that this dissertation can contribute to research aimed at fans and participatory culture in Brazil and the growing literary movement on the Internet, made up especially by the segment of authors who publish with the intention of entering the publishing market.
Palavras-chave: Fanfics
Cultura de fãs
Trajetórias sociais
Mercado editorial
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Comunicação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas ( POSCOM) 
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39320
Data do documento: 10-Dez-2021
Aparece nas coleções:Dissertação (POSCOM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Da internet para as livrarias.pdf3,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.