Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39188
Tipo: Tese
Título: Memórias somânticas de Abdulai Sila: literatura, tradição oral e identidade em Guiné-Bissau.
Título(s) alternativo(s): Somantic memories of Abdulai Sila: literature, oral tradition and identity in Guinea-Bissau.
Autor(es): Baldé, Adulai
Primeiro Orientador: Santos, José Henrique Freitas
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Alvanita Almeida
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira Filho, Jesiel Ferreira de
metadata.dc.contributor.referee3: Silva, Ana Rita Santiago da
metadata.dc.contributor.referee4: Santana, Suely Santos
metadata.dc.contributor.referee5: Santos, José Henrique Freitas
Resumo: Esta tese promove uma análise das relações entre literatura, memória e tradição oral Bissau guineense na obra literária Memórias SOMânticas (2016) do escritor Abdulai Sila, sob a perspectiva do diálogo entre as três vertentes, tendo em vista o passado colonial e os consequentes processos de subalternização/resistência das culturas locais. Neste sentido, este trabalho objetiva mostrar e discutir a Literatura Bissau-guineense a partir da obra Memórias SOMânticas, compreendendo-a como uma atividade de conhecimento do estudo da arte, tendo em conta a sua relevância para os estudos literários, culturais e, sobretudo, para o entendimento da identidade nacional na Guiné-Bissau e no contexto pós-colonial. Para isso, tratou-se de compreender as relações entre literatura e as identidades no campo da teoria pós colonial, bem como as relações entre história literária e a cultura do país em estudo, como também a problematização das relações entre história e ficção no âmbito da literatura Bissau guineense e a importância das marcas de oralidade nessa escrita. Também se efetivou uma abordagem sobre o conceito de bantabá na tradição guineense, destacando-se a relevância do gênero tanto para as letras quanto para a identidade nacional do país. O método escolhido para o desenvolvimento da pesquisa foi analítico-descritivo e de cunho bibliográfico, considerando-se Memórias SOMânticas (2016) como objeto do estudo. Para tanto, o trabalho apresenta, como base de sustentação, a Teoria e Crítica Pós-Colonial a partir de Freitas (2016) e Queiroz (2011), sobre a questão da literatura e identidade; Evaristo (2016) e Chiziane (2013), sobre a literatura, memória e escrevivência; Hall (2003/2006), na revisão da teoria e crítica pós-coloniais; Mata (2014) e Hamilton (1999), sobre as considerações acerca da literatura dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa- PALOP, além das estudiosas do sistema literário Bissau-guineense, como Augel (2007) e Semedo (2020/2011). Como resultado, viu-se que o romance apresenta, de diferentes modos, entrecruzamentos entre a história e a ficção, denunciando os problemas sociais e políticos enfrentados pelos guineenses em vários momentos de sua história e de seu presente. Nessas denúncias, afirmam-se sentidos de resistência cultural e afirmação identitária.
Abstract: This thesis promotes an analysis of the relationships between literature, memory and Bissau Guinean oral tradition in the literary work Memórias SOMânticas (2016) by writer Abdulai Sila, from the perspective of dialogue between the three aspects, taking into account the colonial past and the consequent processes of subordination/resistance of local cultures. In this sense, this work aims to show and discuss Bissau-Guinean Literature based on the work Memórias SOMânticas, understanding it as an activity of knowledge in the study of art, taking into account its relevance for literary, cultural and, above all, studies. for understanding national identity in Guinea-Bissau and in the post-colonial context. To achieve this, it was about understanding the relationships between literature and identities in the field of post colonial theory, as well as the relationships between literary history and the culture of the country under study, as well as problematizing the relationships between history and fiction within the scope of Bissau-Guinean literature and the importance of orality marks in this writing. An approach to the concept of bantabá in the Guinean tradition was also carried out, highlighting the relevance of the genre both for letters and for the country's national identity. The method chosen for the development of the research was analytical-descriptive and bibliographic in nature, considering Memórias SOMânticas (2016) as the object of the study. To this end, the work presents, as a basis of support, Post-Colonial Theory and Criticism from Freitas (2016) and Queiroz (2011), on the issue of literature and identity; Evaristo (2016) and Chiziane (2013), on literature, memory and writing; Hall (2003/2006), in the review of postcolonial theory and criticism; Mata (2014) and Hamilton (1999), on considerations about the literature of Portuguese-speaking African Countries - PALOP, in addition to scholars of the Bissau-Guinean literary system, such as Augel (2007) and Semedo (2020/2011). As a result, it was seen that the novel presents, in different ways, intersections between history and fiction, denouncing the social and political problems faced by Guineans at various moments in their history and present. In these complaints, senses of cultural resistance and identity affirmation are asserted.
Palavras-chave: Literatura Bissau-guineense
Memórias Somânticas
Identidade
Oralidade
CNPq: Teoria e Critica da Literatura e Cultura
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Letras
metadata.dc.publisher.program: Pós-Graduação em Literatura e Cultura (PPGLITCULT) 
Tipo de Acesso: CC0 1.0 Universal
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39188
Data do documento: 18-Ago-2023
Aparece nas coleções:Tese (PPGLITCULT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VERSÃO FINAL TESE.pdfTese - Adulai Baldé1,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons