Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38742
Tipo: Tese
Título: Ideologias linguísticas na história do conhecimento sobre a língua portuguesa no Brasil e desafios contemporâneos.
Título(s) alternativo(s): LINGUISTIC IDEOLOGIES IN THE HISTORY OF KNOWLEDGE ABOUT THE PORTUGUESE LANGUAGE IN BRAZILAND CONTEMPORARY GLOTOPOLITICAL CHALLENGES
Autor(es): Oliveira, Matheus Santos
Primeiro Orientador: Lobo, Tânia Conceição Freire
metadata.dc.contributor.referee1: Lobo, Tânia Conceição Freire
metadata.dc.contributor.referee2: Pinto, Carlos Felipe da Conceição
metadata.dc.contributor.referee3: Silva, Maria Cristina Vieira de Figueiredo da
metadata.dc.contributor.referee4: Machado, Isadora Lima
metadata.dc.contributor.referee5: Avelar, Juanito Ornelas de
Resumo: Vive-se hoje, no mundo ocidental, uma guerra de narrativas talvez sem precedentes na história da humanidade: direita, esquerda, liberais, comunistas, progressistas, conservadores, centroprogressistas, centro-liberais, pós-modernos, marxistas, decoloniais, anarquistas, anarcocapitalistas etc. pululam em nosso tempo. Com a crescente universalização do acesso à educação e com o advento das mídias jornalísticas, sociais etc., a contemporaneidade dá voz e auditório às diversas ideias. E a Linguística, ciência que se debruça sobre a complexidade da linguagem humana e, mais especificamente, das línguas naturais, não passa ao largo disso. Com efeito, também nessa área do conhecimento, há um sem número de discursos sendo produzidos, defendidos, consumidos. Esses discursos, pelo menos no Brasil – conscientemente ou não, intencionalmente ou não –, ora se identificam com os discursos e, consequentemente, com os modos de ser e estar no mundo herdados da colonização portuguesa, concebendo a língua portuguesa como um idioma que precisa ser defendido pelos seus falantes, a fim de supostamente evitar deturpações; ora, seja a partir de evidências empíricas e de um determinado rol teórico que concebe língua como gramática interna dos seus falantes ou a partir de um olhar discursivo para o funcionamento da significação das e nas línguas, defendem que a língua portuguesa, uma vez transplantada para o Brasil, se tornou outra língua; ora creem na possibilidade disruptiva de desatar os últimos nós que uniriam um suposto espaço lusófono, criando tecnologias para o ensino de uma língua genuinamente brasileira; ora, em nome da globalização, buscam otimizar políticas públicas externas de internacionalização da língua portuguesa – defendendo, a um só turno, por paradoxal que pareça, a necessidade de manter viva a diversidade linguística e a necessidade de internacionalização de uma suposta língua portuguesa transnacional, vez que as línguas seriam, no mercado globalizado, verdadeiros commodities. No meio desse campo de batalha discursiva (e batalha discursiva sucumbe inevitavelmente aos jogos de poder das sociedades), está o professor de língua portuguesa (recém-)graduado em Letras – a quem, não raro, é dada a missão de reformar o ensino-aprendizagem de sua língua, não obstante, infelizmente, muitos deles chegarem ao mercado de trabalho bastante despreparados para essa hercúlea tarefa. Esta tese, escrita por um professor de Educação Básica e pesquisador da área de Linguística Histórica, vai estradar nas veredas do discurso científico de seu campo de atuação, intentando analisá-lo da forma mais objetiva quanto for possível, com o fito de entender quais são, ao fim e ao cabo, os desafios glotopolíticos que deve o linguista enfrentar. Ora, parece-me ímprobo acreditar na possibilidade de reforma de ensino-aprendizagem de língua portuguesa no Brasil, quando mesmo os cientistas dessa área dizem coisas muito diferentes e por vezes mesmo conflitantes. Assim, esta tese propõe chaves de leitura para as diversas ideologias linguísticas – entendidas aqui como conjuntos de valores e crenças a partir dos quais um cientista diz algo sobre língua – que atravessaram e atravessam discursos científicos sobre a história sociopolítico-linguística do Brasil, não com o objetivo de determinar qual delas é a mais válida, mas, antes, de revelar a lógica inerente a cada um desses conjuntos de visões, analisando suas contribuições e seus desafios para a proposição, se oportuno for, de um ensino-aprendizagem de língua(s) no Brasil ajustado às agendas democráticas do século XXI. Aqui, não só analiso a referida pluralidade de ideias linguísticas, mas, a partir do lugar de professor de língua portuguesa da Educação Básica, proponho caminhos – iniciais e dependentes de futuros refinamentos, como não poderia deixar de ser – para tentar resolver aquele que considero o principal desafio glotopolítico do Brasil contemporâneo: conciliar, quanto for possível, os conflitos de interesses e de visões que atravessam a Linguística e, consequentemente, as políticas linguísticas.
Abstract: Today, in the Western world, one lives a war of narratives that is perhaps unprecedented in the history of humanity: right, left, liberals, communists, progressives, conservatives, centreprogressives, centre-liberals, postmoderns, Marxists, decolonials, anarchists. anarchcapitalists, etc. swarm in our time. With the increasing universalization of access to education and the advent of journalistic and social media, etc., contemporaneity gives voice and audience to different ideas. And Linguistics, the science that focuses on the complexity of human language and, more specifically, natural languages, does not bypass that. Indeed, also in this area of knowledge, there are countless speeches being produced, defended, consumed. These speeches, at least in Brazil - consciously or not, intentionally or not -, are sometimes identified with the speeches and, consequently, with the behaviour and being in the world inherited from Portuguese colonization, conceiving the Portuguese language as a language that needs to be defended by its speakers in order to supposedly avoid misrepresentation; sometimes, whether from empirical evidence and from a certain theoretical perspective that conceives language as the internal grammar of its speakers or from a discursive look at the functioning of the meaning of and in languages, they argue that the Portuguese language, once transplanted into Brazil, became another language; sometimes they believe in the disruptive possibility of untying the last knots that would unite a supposed Lusophone space, creating technologies for the teaching of a genuinely Brazilian language; sometimes, in the name of globalization, they seek to optimize external public policies for the internationalization of the Portuguese language – defending, at the same time, as paradoxical as it may seem, the need to keep linguistic diversity alive and the need to internationalize an alleged transnational Portuguese language, since languages would be, in the globalized market, true commodities. In the midst of this discursive battlefield (and a discursive battle inevitably succumbs to the play of power of societies), is the Portuguese language teacher (recently)under graduated in Portuguese Language – who is not infrequently given the mission of reforming teaching- learning their language, however, unfortunately, many of them arrive in the job market quite unprepared for this herculean task. This thesis, written by a teacher of Basic Education and a researcher in the field of Historical Linguistics, will follow the paths of scientific discourse in his field of activity, trying to analyse it as objectively as possible, with the aim of understanding what are the glotopolitical challenges that linguists must face. Now, it seems to me unprofessional to believe in the possibility of reforming the teaching and learning of the Portuguese language in Brazil, when even scientists in this area say very different and sometimes conflicting things. Thus, this thesis proposes reading keys for the various linguistic ideologies – understood here as sets of values and beliefs from which a scientist says something about language – that crossed and have been crossing scientific discourses about the sociopolitical-linguistic history of Brazil, not with the objective of determining which one is the most valid, but, rather, to reveal the logic inherent to each of these sets of visions, analysing their contributions and their challenges for the proposition, if appropriate, of a language teaching-learning process(es) in Brazil adjusted to the democratic agendas of the 21st century. Here, I not only analysing the aforementioned plurality of linguistic ideas, but, from the position of a teacher of Portuguese in Basic Education, I propose paths - initial and dependent on future refinements, as it could not be otherwise - to try to solve what I consider the main glotopolitical challenge of contemporary Brazil: to reconcile, as much as possible, the conflicts of interests and visions that cross Linguistics and, consequently, linguistic policies.
Palavras-chave: Linguística - Brasil
Linguística histórica - Brasil
Sociolínguística - Brasil
Política linguística - Brasil
Linguagens e línguas - Estudo me ensino - Brasil
Língua portuguesa - Aspectos políticos - Brasil
Língua portuguesa - Aspectos sociais - Brasil
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Letras
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura (PPGLINC) 
Tipo de Acesso: CC0 1.0 Universal
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38742
Data do documento: 7-Dez-2022
Aparece nas coleções:Tese (PPGLINC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE_MATHEUS_SANTOS_OLIVEIRA_2022_definitiva.pdf2,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons