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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A implantação da digitalização de documentos na Secretaria da Fazenda do Município de Salvador
Título(s) alternativo(s): The implementation of document digitization in the Finance Department of the Municipality of Salvador
Autor(es): Oliveira, Cirus Marcus Pinho
Primeiro Orientador: Brandão, Gleise da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Brandão, Gleise da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Lima, Gilian Leandro Queiroga
metadata.dc.contributor.referee3: Leal, Débora Leitão
Resumo: A Secretaria da Fazenda do município de Salvador (SEFAZ) acumulou, desde a criação da SEFAZ em 1951, um grande volume documental, que acabou tornando o armazenamento de documentos no espaço físico um grande desafio. Fatores como a falta de gestão documental foram decisivos para a criação de uma massa documental acumulada (MDA). Porém a modernização chegou ao órgão por forma do projeto do planejamento estratégico SEFAZ + Por Salvador, com uma das etapas a ação do serviço de digitalização. Assim, o objetivo deste trabalho é analisar os aspectos relacionados à implementação da digitalização de documentos na SEFAZ do município de Salvador. Especificamente, pretende-se identificar aspectos legais e técnicos relacionados à digitalização; verificar a percepção dos servidores da SEFAZ do município de Salvador quanto à digitalização de documentos; e mapear procedimentos, técnicas e ferramentas utilizados na digitalização de documentos na Secretaria da Fazenda do município de Salvador. A pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso direcionado ao universo SEFAZ do município de Salvador, baseado em uma pesquisa exploratória-descritiva, usando os instrumentos de coleta de dados questionário e a observação direta. A amostra, utilizada correspondente ao total de três participantes, com análise dos dados pelo método estatístico e tabulação em planilha e gráficos, utilizou-se também do levantamento bibliográfico, usando fontes confiáveis de livros, manuais, leis e artigos da base de dados de algumas das principais revistas de arquivologia e ciência da informação. A partir dos resultados, percebe-se um direcionamento que aponta a linguagem clara nos sistemas de digitalização e o acesso fácil e rápido aos documentos são valorizados, sendo que os funcionários reconhecem a importância da digitalização, mas não receberam treinamento específico sobre digitalização e desconhecem as leis e normas relacionadas à temática. Conclui-se que implementação da digitalização de documentos na SEFAZ do município de Salvador possibilita oportunidades de melhorias e em benefícios, como: a capacitação dos funcionários, adequação à legislação arquivística, liberação do espaço físico que seria destinado a acondicionar os documentos, potencialização da segurança dos documentos, que tornam mais acessíveis os documentos e contribui para a economia de recursos e preservação.
Abstract: Over the years, the Department of Finance of the municipality of Salvador (SEFAZ) accumulated a large volume of documents, which ended up making the physical space a challenge, factors such as the lack of document management instruments, were decisive for the creation of an accumulated document mass (MDA). However, the modernization reached the agency in the form of the SEFAZ + Por Salvador strategic planning project, with one of the steps being the digitization service. Thus, the objective of this work is to analyze the aspects that impact the implementation of the digitalization of documents in the SEFAZ of the city of Salvador, to identify legal and technical aspects related to digitalization; to verify the perception of SEFAZ employees in the municipality of Salvador regarding the digitization of documents; map procedures, techniques and tools used in the digitalization of documents in the Treasury Department of the municipality of Salvador. The research is characterized as a case study directed to the SEFAZ universe of the city of Salvador, based on an exploratorydescriptive research, using the questionnaire data collection instruments and direct observation. The sample, corresponding to a total of three participants, with data analysis by the statistical method and tabulation in a spreadsheet and graphs, also used the bibliographical survey, using reliable sources of books, manuals, laws and articles from the database of some of the leading archivology and information science journals. Through the results, we can see a direction that points to clear language in scanning systems and easy and quick access to documents are valued, and employees recognize the importance of scanning, but have not received specific training on scanning and are unaware of the laws and norms related to digitization. It is concluded that the implementation of document scanning at SEFAZ in the city of Salvador impacts on opportunities for improvement and benefits, such as: training of employees, compliance with archival legislation, freeing up the physical space that would be used to store documents, enhancing security documents, make documents more accessible, and contributes to resource saving and preservation.
Palavras-chave: digitalização
documento arquivístico
SEFAZ da cidade de Salvador
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::ARQUIVOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciência da Informação
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38550
Data do documento: 2023
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