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Tipo: Tese
Título: Aspectos da saúde mental de estudantes de Enfermagem e medidas para redução do sofrimento
Título(s) alternativo(s): Aspects of nursing undergraduates' mental health and measures to reduce suffering
Aspectos de la salud mental de los estudiantes de enfermería y medidas para reducción de el sufrimiento
Autor(es): Silva, Melissa Almeida
Primeiro Orientador: Martins, Ridalva Dias Félix
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Machado, Carolina de Souza
metadata.dc.contributor.referee1: Martins, Ridalva Dias Felix
metadata.dc.contributor.referee2: Rapold, Rita de Cássia Maskell
metadata.dc.contributor.referee3: Pires, Claudia Geovana da Silva
metadata.dc.contributor.referee4: Pinto, Karina Araújo
metadata.dc.contributor.referee5: Gusmão, Maria Enoy Neves
Resumo: A saúde mental de estudantes universitários vem sendo pauta de um número crescente de pesquisas. Alguns estudos apontam para uma prevalência maior de sintomas de ansiedade e depressão entre as estudantes de graduação na área de saúde e, em especial, em Enfermagem, sendo necessária a adoção de estratégias de enfrentamento por parte das instituições de ensino superior. Sabe-se que em situações adversas, como a pandemia do novo coronavírus, que exigiu mudança na rotina, adaptação ao ensino remoto, distanciamento social, ameaças à situação econômica, entre outros, esses sintomas tendem a aumentar. Assim, o objetivo desta pesquisa foi investigar os sintomas de ansiedade e depressão entre graduandas de Enfermagem durante a pandemia do Novo Coronavírus (SARS-COV II), bem como as medidas de enfrentamento adotadas por instituições de ensino superior em todo o mundo para redução dos sintomas associados ao sofrimento psíquico. Para tanto, foram elaborados 3 artigos intitulados: a) Sintomas de ansiedade e depressão entre estudantes de Enfermagem durante a pandemia da Covid-19. b) Estratégias para promoção da saúde mental entre estudantes de Ciências da Saúde: uma revisão sistemática c) Carta ao editor: estratégias institucionais para enfrentamento de sofrimento mental entre graduandas de Enfermagem. O primeiro derivado de uma pesquisa de corte transversal realizada com 73 estudantes, com coleta de dados via internet no período de julho a setembro de 2020, através de questionário estruturado, elaborado a partir dos inventários de ansiedade e depressão de Beck. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética na Pesquisa. Os resultados, apresentados em três artigos, demonstraram elevada frequência de sintomas de ansiedade e depressão, correlacionado positivamente com sexo feminino, menor renda, maior semestre, solteiro(a)s, que não recebem auxílio financeiro. Quanto às intervenções para redução do sofrimento, as mais comuns foram curso para psicoeducação, e promoção de autocuidado e práticas de meditação. Apenas uma das quinze intervenções identificadas não apresentou desfechos positivos ao final. Conclui-se sintomas de ansiedade e depressão foram elevados durante a pandemia e que existem estratégias factíveis para enfrentamento do Problema pelas universidades.
Abstract: The mental health of university students has been the subject of a growing number of researches. Some studies point to a higher prevalence of anxiety and depression symptoms among undergraduate students in the health area and, in particular, in Nursing, requiring adoption and coping strategies by higher education institutions. In adverse situations, such as the new coronavirus pandemic, which required a change in routine, adaptation to remote education, social distance, threats to the economic situation, among others, these symptoms tend to increase. Thus, the aim of this study was to investigate the symptoms of anxiety and depression among Nursing undergraduates during the New Coronavirus (SARS-COV II) pandemic, as well as the coping measures adopted by higher education institutions around the world to reduce symptoms associated with psychological distress. To this end, 3 articles were prepared entitled: a) Symptoms of anxiety and depression among Nursing students during the Covid-19 pandemic. b) Strategies for promoting mental health among students of Health Sciences: a systematic review c) Letter to the editor: institutional strategies for coping with mental suffering among undergraduate nursing students. The last one is derived from a cross-sectional survey carried out with 73 students, with data collection via the Internet from July to September 2020, through a structured questionnaire, elaborated from Beck's Anxiety and Depression inventories. The research was approved by the Research Ethics Committee. The result of the review showed that the most common interventions are courses for psychoeducation, and promotion of self-care and meditation practices. Only one of the fifteen interventions identified did not show positive outcomes at the end. The cross-sectional research showed a high frequency of symptoms of anxiety and depression, positively correlated with female gender, lower income, longer semester, singles, who do not receive financial assistance. It is concluded that symptoms of anxiety and depression were high during the pandemic and that there are feasible strategies for coping with the problem by universities.
La salud mental de los estudiantes universitarios ha sido objeto de un número creciente de investigaciones. Algunos estudios apuntan a una mayor prevalencia de síntomas de ansiedad y depresión entre los estudiantes de pregrado en el área de la salud y, en particular, en Enfermería, requiriendo estrategias de adopción y afrontamiento por parte de las instituciones de educación superior. En situaciones adversas, como la nueva pandemia de coronavirus, que requirió un cambio de rutina, adaptación a la educación a distancia, distanciamiento social, amenazas a la situación económica, entre otras, estos síntomas tienden a incrementarse. Así, el objetivo de esta investigación fue investigar los síntomas de ansiedad y depresión entre los estudiantes de enfermería durante la pandemia del Nuevo Coronavirus (SARS-COV II), así como las medidas de afrontamiento adoptadas por las instituciones de educación superior de todo el mundo para reducir los síntomas asociados con Trastorno sicologico. Para ello, se elaboraron 3 artículos titulados: a) Síntomas de ansiedad y depresión en estudiantes de Enfermería durante la pandemia de Covid-19. b) Estrategias para la promoción de la salud mental entre estudiantes de Ciencias de la Salud: una revisión sistemática c) Carta al editor: estrategias institucionales para el enfrentamiento del sufrimiento mental entre estudiantes de graduación en enfermería. El último se deriva de una encuesta transversal realizada a 73 estudiantes, con recolección de datos vía Internet de julio a septiembre de 2020, a través de un cuestionario estructurado, elaborado a partir de los inventarios de Ansiedad y Depresión de Beck. La investigación fue aprobada por el Comité de Ética en Investigación. El resultado de la revisión mostró que las intervenciones más comunes son cursos de psicoeducación y promoción del autocuidado y prácticas de meditación. Solo una de las quince intervenciones identificadas no mostró resultados positivos al final. La investigación transversal mostró una alta frecuencia de síntomas de ansiedad y depresión, correlacionados positivamente con el género femenino, menores ingresos, semestre más largo, solteros, que no reciben asistencia financiera. Se concluye que los síntomas de ansiedad y depresión fueron altos durante la pandemia y que existen estrategias factibles para afrontar el problema por parte de las universidades.
Palavras-chave: Estudantes de Enfermagem
Ansiedade
Depressão
COVID-19
Promoção da Saúde
Pandemias
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM::ENFERMAGEM DE SAUDE PUBLICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Enfermagem
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF)
Citação: SILVA, Melissa Almeida. Aspectos da saúde mental de estudantes de enfermagem e medidas para redução do sofrimento. 2021. 83 f. il. Tese (Doutorado em Enfermagem e Saúde) - Universidade Federal da Bahia, Escola de Enfermagem, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde, Salvador, 2021.
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38544
Data do documento: 6-Dez-2021
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