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Tipo: Dissertação
Título: O Programa Universidade Para Todos (UPT): política afirmativa de preparação para o acesso à educação superior do estado da Bahia
Título(s) alternativo(s): The University for All Program (UPT): affirmative policy of preparation access to higher education of the State of Bahia.
Autor(es): Teixeira, Rosa Helena Ribeiro
Primeiro Orientador: Jesus, Marta Lícia Teles Brito de
metadata.dc.contributor.referee1: Cunha, Maria Couto
metadata.dc.contributor.referee2: Almeida, Gabriel Swahili Sales de
metadata.dc.contributor.referee3: Pimentel, Gabriela Sousa Rego
metadata.dc.contributor.referee4: Jesus, Marta Lícia Teles Brito de
Resumo: Esta dissertação teve o objetivo de investigar o Programa Universidade Para Todos (UPT) sob a ótica das políticas de ação afirmativa voltadas à preparação de estudantes de escolas públicas para o Exame Nacional do Ensino Médio e os exames vestibulares e as contribuições do programa nas universidades parceiras. O entendimento do significado das políticas de ações afirmativas se deu a partir de autores como Silva Filho (2003; 2008), Moehlecke (2002), Piovesan (2008), Portes e Sousa (2013), Tomei (2005), Henriques e Cavalleiro (2005) e Santo, Santos e Sampaio (2013). Trata-se de pesquisa com abordagem qualitativa que primou pela análise documental, bibliográfica e realização de entrevistas à coordenação geral do programa na Secretaria Estadual de Educação da Bahia e universidades públicas federal e estaduais baianas parceiras do programa. A partir dos dados analisados, concluímos que o UPT se constitui enquanto uma política de ação afirmativa para o público que atende, embora a definição do programa enquanto uma ação afirmativa não figure centralidade na Secretaria Estadual e nas universidades. A ação têm ainda contribuições que precisam também ser conhecidas, a exemplo da contribuição na formação de professores, na permanência e extensão universitária por envolver, na execução da referida política, docentes e estudantes das licenciaturas no território baiano
Abstract: The purpose of this essay was to investigate the University For All Program (UPT) under the viewpoint of affirmative action policies aimed at preparation of public school students for the National High School Exam (ENEM) and the vestibular exams. Understanding the meaning of affirmative action policies was based on authors such as Silva Filho (2003), Moehlecke (2002), Piovesan (2008), Portes and Sousa (2013), Tomei (2005), Henriques and Cavalleiro (2005) and Santo, Santos and Sampaio (2013). This qualitative research is made through document and bibliographic analysis and interviews with the general coordination of the program in the State Department of Education and the federal and state universities in Bahia that are partners of the program. According to the data analyzed, it can be concluded that the UPT is an affirmative action policy for the intended audience, although this nature of the UPT doesn’t figure centrally either in the State Secretariat or in the universities. Its actions have implications in the universities involved in the program, which also need to be recognized, such as the contribution to teacher training, university retention and extension, as it involves, in the execution of the policy, docents and undergraduate students in Bahia.
Palavras-chave: Política e educação
Programa Universidade Para Todos (Bahia)
Acesso à educação superior
Programas de ação afirmativa na educação
CNPq: Ciências humanas
Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) 
Tipo de Acesso: CC0 1.0 Universal
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38298
Data do documento: 16-Dez-2022
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