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Tipo: Dissertação
Título: Pensamento crítico em saúde: análise das percepções e conhecimentos de profissionais de saúde e educação para a promoção de um processo formativo
Autor(es): Oliveira, Vanessa Rodrigues de
Primeiro Orientador: Soares, Daniela Arruda
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Balardin, Joana Bisol
metadata.dc.contributor.referee1: Soares, Daniela Arruda
metadata.dc.contributor.referee2: Martins, Poliana Cardoso
metadata.dc.contributor.referee3: Balardin, Joana Bisol
Resumo: O conhecimento sobre pensamento crítico entre profissionais de saúde e educação é importante à medida que se apresenta como uma potente ferramenta na promoção de transformação social e engajamento cidadão. Não obstante, o mapeamento do seu conhecimento entre profissionais de saúde e educação para proposição de processos formativos, representa um desafio face ao caráter multifacetado que perpassa as racionalidades e práticas epistêmicas adotadas pelos mesmos. Assim, delimitou-se como objetivo geral Analisar a percepção de profissionais de saúde e de educação acerca do pensamento crítico em saúde e os níveis de literacia em saúde, a partir de um processo formativo para promoção do pensamento crítico em saúde. O delineamento empregado foi qualitativo e quantitativo. A amostra contou com os profissionais de saúde que atuam no Programa Saúde da Família e profissionais de educação do ensino fundamental, ambos integrantes do Programa Saúde na Escola. A coleta dos dados foi realizada no período de Março a Abril de 2022. Os dados qualitativos foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas gravadas em áudio e posteriormente transcritas, as quais passaram por uma análise de conteúdo categorial. Os dados quantitativos foram obtidos por meio de questionário e analisados de forma inferencial. Os resultados qualitativos mostraram uma variedade de concepções sobre pensamento crítico o que aponta a polissemia conceitual que o termo carrega. Quatro concepções principais de pensamento crítico foram identificadas nesta pesquisa: direcionado a habilidades e competências; oriundo da lógica/razão e da ciência; voltado para a justiça social; com foco na emancipação dos sujeitos envolvidos. Os resultados quantitativos apontaram que o nível de literacia em saúde foi suficiente para grande parcela dos participantes (84,3%), em especial para os profissionais de saúde (89,3%). Pretos e pardos, casados e que vivem com companheiro, com graduação/especialização, maior tempo de atuação no cargo, associaram-se a níveis insuficientes de literacia em saúde. Conclui-se que a promoção crítico é um tema global que precisa ser trabalhado, tanto na formação acadêmica quanto laboral, a partir de ações governamentais permanentes que o estimulem, de modo a conferir suporte à gestão estratégica, à decisão política e ações práticas nas áreas de saúde e de educação.
Abstract: Knowledge about critical thinking among health and education professionals is important as it is a powerful tool for promoting social transformation and citizen engagement. However, mapping this knowledge among health and education professionals in order to propose training processes is a challenge given the multifaceted nature of the epistemic rationalities and practices they adopt. Thus, the general objective was to Analyze the perception of health and education professionals about critical thinking in health and the levels of health literacy, based on a training process to promote critical thinking in health. The design employed was qualitative and quantitative. The sample included health professionals working in the Family Health Program and elementary school education professionals, both members of the Health at School Program. Data was collected between March and April 2022. The qualitative data was collected through semi-structured interviews that were audio-recorded and later transcribed, which underwent a categorical content analysis. The quantitative data was obtained through a questionnaire and analyzed inferentially. The qualitative results showed a variety of conceptions of critical thinking, which points to the conceptual polysemy that the term carries. Four main conceptions of critical thinking were identified in this research: aimed at skills and competencies; stemming from logic/reason and science; aimed at social justice; with a focus on the emancipation of the subjects involved.The quantitative results showed that the level of health literacy was sufficient for a large proportion of the participants (84.3%), especially for health professionals (89.3%). Blacks and browns, married and living with a partner, with a degree/specialization, longer time working in the position, were associated with insufficient levels of health literacy.The conclusion is that critical promotion is a global issue that needs to be worked on, both in academic and work training, based on permanent government actions that stimulate it, in order to provide support for strategic management, political decision-making and practical actions in the areas of health and education.
Palavras-chave: Letramento em saúde
Educação permanente
Saúde coletiva
Profissionais da saúde
Professores de ensino fundamental
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto Multidisciplinar em Saúde (IMS)
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC-ISC)
Tipo de Acesso: CC0 1.0 Universal
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38292
Data do documento: 28-Ago-2023
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGSC - IMS)

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