Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38210
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Àdila Marcele e Jesus Freitas dos-
dc.date.accessioned2023-10-24T15:10:37Z-
dc.date.available2023-10-24T15:10:37Z-
dc.date.issued2020-12-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/38210-
dc.description.abstractThis monography aims to analyze the screenplay and the film Shakespeare In Love (1988) directed by John Madden and written by Tom Stoppard and Marc Norman, under the context of intertextuality. The romantic comedy, based on William Shakespeare’s play, Romeo and Juliet (1597), engages in dialogues with other Shakespeare’s works, bringing the own bard as the main character. The quoted texts allud and exemplify the adaptation process Robert Stam mentions, where the film – the hypertext – embodies and also changes many hypotexts that will contribute to its structure, as well as Genette Kristeva’s theoretical basis about intertextuality. Keywords: William Shakespeare. John Madden. Shakespeare In Love. Intertextuality. Marc Norman. Tom Stoppard.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsCC0 1.0 Universal*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
dc.subjectWilliam Shakespearept_BR
dc.subjectJohn Maddenpt_BR
dc.subjectShakespeare Apaixonado - Adaptaçãopt_BR
dc.subjectIntertextualidadept_BR
dc.subjectMarc Normanpt_BR
dc.subjectTom Stoppardpt_BR
dc.subject.otherWilliam Shakespearept_BR
dc.subject.otherJohn Maddenpt_BR
dc.subject.otherShakespeare In Lovept_BR
dc.subject.otherIntertextualitypt_BR
dc.subject.otherMarc Normanpt_BR
dc.subject.otherTom Stoppardpt_BR
dc.titleShakespeare apaixonado: um caleidoscópio de intertextospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.contributor.advisor1Ramos, Elizabeth Santos-
dc.contributor.referee1Santos, Diandra Souza-
dc.contributor.referee2Figueiredo, Manoella Sarubbi Henares-
dc.description.resumoA proposta desta monografia é analisar o roteiro cinematográfico e o filme Shakespeare Apaixonado (1998) de John Madden e roteiro de Tom Stoppard e Marc Norman, a partir do conceito de intertextualidade. A comédia romântica, baseada na peça teatral do dramaturgo William Shakespeare, Romeu e Julieta (1597), estabelece também diálogos com outras obras shakespearianas, apresentando-nos o próprio bardo como personagem principal. Os intertextos apontados em forma de citação e alusão exemplificam o processo de adaptação mencionado por Robert Stam, em que o filme, o hipertexto, incorpora, cita e modifica vários hipotextos que servirão para a sua constituição, assim como também os embasamentos das afirmações de Genette, Kristeva sobre intertextualidade. Palavras-chave: William Shakespeare. John Madden. Shakespeare Apaixonado. Intertextualidade. Marc Norman. Tom Stoppard.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.type.degreeBachareladopt_BR
dc.publisher.courseLETRAS - INGLÊSpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1.Ádila Marcele de Jesus F. dos Santos Monografia.pdf890,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons