Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38208
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, João Alberto Santana-
dc.date.accessioned2023-10-24T14:26:35Z-
dc.date.available2023-10-24T14:26:35Z-
dc.date.issued2023-10-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/38208-
dc.description.abstractThe present work presented a proposal for social and cultural reflection at college where I teach, in Salvador – Bahia, through the project: Discussing LGBTphobia in theater classes: reflections from a pedagogical experience. The discussion about gender and sexuality issues to question school prejudice. The research is a case study in an exploratory, practical, experimental, and descriptive way, carried out in theater classes with collaborating students from two classes of the eighth year of Elementary School II. The field activity phase was carried out from May to December 2021, when it was possible to apply a questionnaire between the student-collaborators, carry out rounds of conversations, readings and textual productions. The aforementioned pedagogical practice led to the creation of informative panels, illustrated stories and dramaturgical creations (monologues) and scenic performative creations, in close dialogue with cordel literature and rap music. Through this project, it was possible to develop positions in the fight against prejudice in the school context.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santospt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectArtes cênicas - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectTeatro - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectTeatro na educaçãopt_BR
dc.subjectHomofobia nas escolaspt_BR
dc.subjectEducação - Aspectos sociaispt_BR
dc.subject.otherelementary educationpt_BR
dc.subject.otherperforming arts pedagogypt_BR
dc.subject.othersexualitypt_BR
dc.subject.otherhomophobiapt_BR
dc.titleDiscutindo LGBTfobia nas aulas de teatro: reflexões a partir de uma experiência pedagógica.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programOutropt_BR
dc.publisher.initialsIHACpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICApt_BR
dc.contributor.advisor1Soares, José Stênio Paulino-
dc.contributor.referee1Soares, José Stênio Paulino-
dc.contributor.referee2Dantas, Maria da Conceição Carvalho-
dc.contributor.referee3Soares, Luiz Claudio Cajaíba-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0794227689222994pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho apresentou uma proposta de reflexão social e cultural ao Colégio estadual onde leciono, em Salvador – Bahia, através do projeto: Discutindo LGBTfobia nas aulas de teatro: reflexões a partir de uma experiência pedagógica. A discussão acerca das questões de gênero e sexualidade para questionar o preconceito escolar. A pesquisa é um estudo de caso de modo exploratório, prático, experimental e descritivo, realizada nas aulas de teatro com estudantes colaboradores de duas turmas do oitavo ano do Ensino Fundamental II. A fase de atividade de campo foi realizada de maio a dezembro de 2021, ocasião em que foi possível aplicar um questionário entre as e os estudantes colaboradores, realizar rodas de conversas, leituras e produções textuais. A mencionada prática pedagógica motivou a confecção de painéis informativos, histórias ilustradas e criações dramatúrgicas (monólogos) e cênico performáticas, em estreito diálogo com a literatura de cordel e a música de expressão rap. Através deste projeto, foi possível desenvolver posturas em combate ao preconceito no contexto escolar.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos - IHACpt_BR
dc.type.degreeMestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (ProfArtes)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISCUTINDO LGBTFOBIA NAS AULAS DE TEATRO REFLEXÕES A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA.pdf1,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons