Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38020
Tipo: Dissertação
Título: A multiplicidade da Síndrome Congênita do Zika.
Título(s) alternativo(s): The multiplicity of Congenital Zika Syndrome.
Autor(es): Matos, Monica Machado de
Primeiro Orientador: Iriart, Jorge Alberto Bernstein
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Cunha, Litza Andrade
metadata.dc.contributor.referee1: Iriart, Jorge Alberto Bernstein
metadata.dc.contributor.referee2: Cunha, Litza Andrade
metadata.dc.contributor.referee3: Silva, Luís Augusto Vasconcelos da
metadata.dc.contributor.referee4: Souza, Iara Maria de Almeida
Resumo: No final do ano de 2015, o nascimento de crianças cujo corpo apresentava um funcionamento que não correspondia aos padrões conhecidos e considerados normais em cidades do nordeste brasileiro, chamou a atenção de todo o mundo. Um fenômeno inédito que traz na sua gênese questões de saúde, sociais, políticas e econômicas e que provocou inúmeros desdobramentos, mobilizando diversos agentes. Este trabalho teve como objetivo principal explorar os modos de atuação do que se promulgou chamar, em termos biomédicos, de Síndrome Congênita do Zika (SCZ). Neste percurso, foram adotados pressupostos das Novas Abordagens de pesquisa e produção de conhecimento das Ciências Sociais da Saúde, a partir da Teoria-Ator-Rede, embasados principalmente nos trabalhos da etnógrafa Annemarie Mol. Utilizando-se do conceito de realidades múltiplas, partiu-se de práticas de famílias que participaram de um projeto de intervenção que teve como objetivo ampliar o conhecimento e as habilidades de famílias de crianças diagnosticadas com a SCZ. A partir de práticas articuladas ao trabalho de campo, foram identificadas versões múltiplas da doença e as interconexões entre suas performances nas quais as diversas síndromes congênitas do zika foram sendo produzidas e distribuídas de variadas formas, em diversos contextos, resultando em realidades distintas.
Abstract: At the end of 2015, the birth of children whose bodies had a functioning that did not correspond to the standards known and considered normal in Brazilian northeastern cities, caught the attention of the whole world. An unprecedented phenomenon that brings in its genesis health, social, political and economic issues, that have caused numerous unfoldings and mobilizing different actors. This work had as main objective to explore the ways of performance of what was decreed to call, in biomedical terms, Congenital Zika Syndrome (CZS). In this path, assumptions of the New Approaches to research and knowledge production in the Social Sciences of Health, from the Actor-Network Theory (ANT), based mainly on the works of the ethnographer Annemarie Mol. Using the concept of multiple realities, it started from the practices of families who participated in a project of intervention that aimed to expand the knowledge and skills of families of children diagnosed with (CZS). From practices articulated to fieldwork, were identified multiple versions of the disease and the interconnections between its performances in which the several Congenital Zika Syndromes have been produced and distributed in a variety of ways, in different contexts, resulting in different realities.
Palavras-chave: Síndrome Congênita do Zika
Realidades Múltiplas
Famílias
Práticas
Cuidado
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: ISC-UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Saúde Coletiva - ISC
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC-ISC)
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38020
Data do documento: 1-Set-2021
Aparece nas coleções:Dissertação (ISC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação-Monica-Machado-Matos-2021.pdf3,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons