Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37699
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTomé, Miranda Maloa-
dc.date.accessioned2023-08-21T14:04:04Z-
dc.date.available2023-08-21T14:04:04Z-
dc.date.issued2021-10-28-
dc.identifier.citationMALOA, Tomé Miranda.Educação e cultura popular em Moçambique : um estudo sobre Nyago. 2021. 263 f. :il. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/37699-
dc.description.abstractThis thesis analyzes the relationship between Education and popular culture looking at their relationships and contradictions in the socio- cultural context and implications for pedagogical practice. Nyago, practiced by the Yaawo or Yao people, from Northern Mozambique, in Niassa province. This popular culture is practiced annually, with rites of initiation or passage into adulthood for young people or adolescents. To study these relationships, contradictions and implications in the curriculum, in teacher training and in pedagogical practice, under a bibliographical, documental and field research, where 12 heads of schools in the District of Sanga were interviewed in depth, in order to encompass various perceptions and observe differences or similarities in the way they think about the possible relationship between formal education, produced in schools and popular culture – Nyago. It was a purpose of seeking results that indicated that the relationship between Education and popular culture - Nyago is conflicting and historical, deeply marked by the promotion of the Colonial State, through the discourse and policies that strengthened the denial of educational differences in popular culture African. This process in the post-independence period becomes a challenge for its non-perpetuation in educational policies, which support discourses of the cultural hierarchy, discriminating much of what is popular, such as incompatible, dual or ambivalent, with formal education. This process in Nyago contributes to the production of marginalization in the Mozambican culture and formal educational process.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIApt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectNyagopt_BR
dc.subjectCultura popularpt_BR
dc.subjectMoçambiquept_BR
dc.subjectNiassapt_BR
dc.subjectEducação - Niassa (Moçambique: Província)pt_BR
dc.subjectNyago - Niassa (Moçambique: Província)pt_BR
dc.subjectCultura e educaçãopt_BR
dc.subject.otherEducationpt_BR
dc.subject.otherPopular culturept_BR
dc.subject.otherMozambiquept_BR
dc.titleEducação e cultura popular em Moçambique: um estudo sobre Nyagopt_BR
dc.title.alternativeEducation and popular culture in Mozambique: a study on Nyagopt_BR
dc.title.alternativeEducación y cultura popular en Mozambique: un estudio sobre Nyagopt_BR
dc.title.alternativeÉducation et culture populaire au Mozambique : une étude sur Nyagopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação (PPGE) pt_BR
dc.publisher.initialsFacedpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiências humanaspt_BR
dc.contributor.advisor1Abib, Pedro Rodolpho Jungers Abib-
dc.contributor.advisor1Latteshttps://www.escavador.com/sobre/4811856/pedro-rodolpho-jungers-abibpt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Thais Regina Mantovanelli da-
dc.contributor.referee2Subuahana, Carlos-
dc.contributor.referee3Mindoso , André Victorino-
dc.contributor.referee4Menezes, Karina Moreira-
dc.contributor.referee5Abib, Pedro Rodolpho Jungers-
dc.creator.IDhttp://orcid.org/0000-0003-1217-9071pt_BR
dc.creator.Latteshttps://www.escavador.com/sobre/461166/tome-miranda-maloapt_BR
dc.description.resumoEsta tese analisa a relação entre a Educação e a cultura popular olhando para suas relações e contradições no contexto sócio cultural e sua implicação na prática pedagógica. Esta tese busca o Nyago, praticada por povo Yaawo ou Yao, do Norte de Moçambique, na província do Niassa. Como uma cultura dos ritos de iniciação ou de passagem para a fase adulta dos jovens ou adolescentes. Estudar estas relações, contradições implica perceber o lugar da cultura na prática pedagógica, sob uma pesquisa bibliográfica, documental e de campo, onde foram entrevistadas com profundidade 12 responsáveis das escolas do Distrito de Sanga, no sentido de abarcar várias percepções e observar diferenças ou similaridades na forma como eles pensam sobre a relação possível entre a Educação formal, produzida nas escolas e a cultura popular – Nyago. Tratou-se de um propósito de buscar resultados que indicaram que a relação entre Educação e a cultura popular - Nyago é conflituante e histórica, marcada profundamente pela promoção do Estado Colonial, através do discurso e políticas que fortaleciam a negação das diferenças educativas na cultura popular africana. Este processo no período pós-independência se torna um desafio para a sua não perpetuação nas políticas educacionais, as quais embasam discursos da hierarquia cultural, discriminando muito do que é popular, como incompatível, dual ou ambivalente, com a educação formal. Esse processo no Nyago contribui para a produção da marginalização na cultura e no processo educativo formal moçambicano.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.relation.referencesMALOA, Tomé Miranda.Educação e cultura popular em Moçambique : um estudo sobre Nyago. 2021. 263 f. :il. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2023.pt_BR
dc.type.degreeDoutoradopt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tomé tese 3.5.4.pdf2,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.