Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37537
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarvalho, Hercília Kayla Santos de-
dc.date.accessioned2023-08-04T13:22:16Z-
dc.date.available2023-08-04T13:22:16Z-
dc.date.issued2023-07-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/37537-
dc.description.abstractSTRACT The social practices of reading and writing constitute the individual and his critical involvement in society, making it possible to signify the world that surrounds him. Thus, it is important to think of mechanisms that can encourage such literacy practices with the deaf person and that promote the learning of written Portuguese. However, factors such as delay in language acquisition and teaching methodology interfere in this process. This research was carried out with the objective of knowing the experiences of the deaf person with literacy practices in Portuguese, relating them to language. The study has a qualitative approach, using an online interview as an instrument for generating data. 10 participants were reached and data analysis was carried out in an interpretative way. The results presented in the study demonstrate the relationship established between late contact with the first language (L1) and the formal literacy process. In addition, it is observed that other factors, such as the family environment with little interaction and limited social practices, also affected the process. It is important to respect the linguistic uniqueness of the deaf person and the adequacy of teaching methodologies, which also implies qualified teachers who understand Portuguese as a second language for deaf students. The relevance of a linguistically rich family environment to promote the development of deaf children and literate social practices is highlighted. In addition, it is necessary to recognize in the educational environment the rolept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectLíngua de Sinaispt_BR
dc.subject.otherLiteracypt_BR
dc.subject.otherLanguagept_BR
dc.subject.otherSign Languagept_BR
dc.titleEstar na língua e estar no mundo- A pessoa surda e o letramento em Língua Portuguesapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.contributor.advisor1Begrow, Desirée De Vit-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-4813-3107pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7106067234824927pt_BR
dc.contributor.referee1Brito, Liliane Correia Toscano-
dc.contributor.referee2Alves, Sirlara Donato Assunção Wandenkolk-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-0714-5563pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0750088925218692pt_BR
dc.contributor.referee3Begrow, Desirée De Vit-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-4813-3107pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7106067234824927pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2531420083129556pt_BR
dc.description.resumoAs práticas sociais de leitura e escrita constituem o indivíduo e o seu envolvimento crítico na sociedade possibilitando significar o mundo que o rodeia. Dessa forma, é importante pensar em mecanismos que possam fomentar tais práticas de letramento com a pessoa surda e que promovam o aprendizado do português escrito. No entanto, fatores como atraso na aquisição de linguagem e metodologia de ensino interferem nesse processo. Realizou-se esta pesquisa com pessoas surdas graduandas ou graduadas residentes no Brasil, com objetivo de conhecer as vivências da pessoa surda com as práticas de letramento em Língua Portuguesa relacionando-as à linguagem. O estudo é de abordagem qualitativa tendo usado como instrumento para geração de dados a entrevista em formulário online. Alcançou-se 10 participantes e a análise dos dados foi feita de forma interpretativa. Os resultados apresentados no estudo demonstram a relação que se estabelece entre o contato tardio com a primeira língua (L1) e o processo formal de alfabetização. Além disso, observa-se que outros fatores, como ambiente familiar com pouca interação e práticas sociais limitadas também afetaram o processo. Mostra-se importante o respeito a singularidade linguística da pessoa surda e adequação de metodologias de ensino o que implica também, professores capacitados que entendam o português como segunda língua para alunos surdos. Destaca-se a relevância de um ambiente familiar linguisticamente rico para promover o desenvolvimento da criança surda e as práticas sociais letradas. Além disso, é necessário que se reconheça no ambiente educacional o papel da língua de sinais para os alunos surdos de forma a contribuir para as aprendizagens do português escrito.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Reabilitação e Saúde (IMRS)pt_BR
dc.type.degreeBachareladopt_BR
dc.publisher.courseFONOAUDIOLOGIApt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Fonoaudiologia (IMRS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC. Hercília Kayla Carvalho.pdf670,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.