Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37422
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Bruno Nery dos-
dc.date.accessioned2023-07-26T07:49:08Z-
dc.date.available2023-07-26T07:49:08Z-
dc.date.issued2022-12-16-
dc.identifier.citationSantos, Bruno Nery dos. Trombone Criativo : uma proposta pedagógica para o ensino da criatividade musical utilizando o instrumento como ponto de partida — Salvador, BA : PPGMUS, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/37422-
dc.description.abstract“Creative Trombone: a pedagogical proposal for teaching musical creativity using the instrument as a starting point” is a research wich aims to develop a methodology for teaching musical creativity for the trombone, which has the instrument as its starting point and can be used in parallel with the traditionally known methods and regardless of the instrumentalist's level of prior knowledge. This teaching and learning process resulted in the construction of didactic material in the form of an instrumental method. The research used Michel Thiollent's action-research methodology and was applied to 5 students of different levels at the Conservatório de Música da Fundação Carlos Gomes, in Belém do Pará. In the educational field, learning the C(L)A(S)P model by Keith Swanwick, the study of clefs by Letieres Leite and Jose Izquierdo and the innovative perspectives of music education by David J. Elliott join the pedagogy of trombone as a theoretical foundation. At the end, the pedagogical proposal called “Creative Trombone” is presented. The research resulted in the compilation of texts about: creativity development; improvisation and the factors that contribute to that most trombonists do not have the ability when they need to be creative or improvise and analyzed the practical results of the participants after applying the methodology presented here.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPESBpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.subjecttrombonept_BR
dc.subjectmétodo de trombonept_BR
dc.subjectimprovisação musicalpt_BR
dc.subjectclave rítmicapt_BR
dc.subject.othertrombonept_BR
dc.subject.othertrombone methodpt_BR
dc.subject.othermusical improvisationpt_BR
dc.subject.otherrhythm clefpt_BR
dc.titleTrombone criativo: uma proposta pedagógica para o ensino da criatividade musical utilizando o instrumento como ponto de partidapt_BR
dc.title.alternativeCREATIVE TROMBONEpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Música (PPGMUS)pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
dc.contributor.advisor1Barbosa, Joel Luís da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7047299547171544pt_BR
dc.contributor.referee1Barbosa, Joel Luís da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7047299547171544pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Lelio Eduardo Alves da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6953959536867982pt_BR
dc.contributor.referee3Ferreira, Alexandre Magno e Silva-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5336146660627915pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4117968566702943pt_BR
dc.description.resumo“Trombone Criativo: uma proposta pedagógica para o ensino da criatividade musical utilizando o instrumento como ponto de partida” é uma pesquisa que tem como objetivo desenvolver uma metodologia de ensino da criatividade musical para o trombone, tendo este como ponto de partida, podendo ser utilizado em paralelo aos métodos tradicionalmente conhecidos e independente do nível de conhecimento prévio do instrumentista. Esse processo de ensino e aprendizagem, resultou na construção de um material didático em forma de método instrumental. A pesquisa utilizou a metodologia pesquisa-ação de Michel Thiollent e foi aplicada a 5 estudantes de níveis diferenciados no Conservatório de Música da Fundação Carlos Gomes, em Belém do Pará. No âmbito educacional, a aprendizagem do modelo C(L)A(S)P de Keith Swanwick, o estudo das claves na visão de Letieres Leite e Jose Izquierdo e as perspectivas inovadoras de educação musical de David J. Elliott se unem à pedagogia do trombone como fundamentação teórica. Ao final, é apresentada a proposta pedagógica de nome “Trombone Criativo”. A pesquisa resultou na compilação de textos sobre: desenvolvimento da criatividade; improvisação e os fatores que contribuem para que a maioria dos trombonistas não tenham habilidade quando precisam ser criativos ou improvisar e analisou os resultados práticos dos participantes após a aplicação da metodologia ora apresentada.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Músicapt_BR
dc.relation.referencesSANTOS, Bruno Nery dos. Trombone Criativo: uma proposta pedagógica para o ensino da criatividade musical utilizando o instrumento como ponto de partida, Salvador-BA. 2022. Dissertação de Mestrado em Educação Musical - Programa de Pós-graduação em Música. Escola de Música, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2022.pt_BR
dc.type.degreeMestrado Acadêmicopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGMUS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TROMBONE CRIATIVO SANTOS BRUNO NERY vf.pdfTrombone Criativo : uma proposta pedagógica para o ensino da criatividade musical utilizando o instrumento como ponto de partida3,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.