Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37337
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLemos, Alice Peso-
dc.date.accessioned2023-07-12T14:07:06Z-
dc.date.available2023-07-12T14:07:06Z-
dc.date.issued2023-06-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/37337-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIApt_BR
dc.rightsCC0 1.0 Universal*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
dc.subjectAudiovisual - Produçãopt_BR
dc.subjectProdutor de basept_BR
dc.subjectLive musicalpt_BR
dc.subjectCampanha publicitáriapt_BR
dc.subjectVideoclipept_BR
dc.titleGuia de produção de base para audiovisualpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.contributor.advisor1Gutmann, Juliana Freire-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do;jsessionid=A7BE22C5DAAA3F12743B165443FF0178.buscatextual_0pt_BR
dc.contributor.referee1Carvalho, Marcos Oliveira de-
dc.contributor.referee2de Araujo, Carolina Garcia-
dc.description.resumoO setor audiovisual é um agente popular e rentável no campo da comunicação contemporânea com impacto na cultura, na política e na economia do país. Gera, anualmente, receita de bilhões na indústria criativa brasileira. A atuação profissional neste mercado requer expertise para produção de conteúdo de qualidade, o que inclui planejamento, conhecimento técnico e criatividade. O Guia de Produção de Base para Audiovisual, fruto do Trabalho de Conclusão do Curso de Comunicação com habilitação em Produção em Comunicação e Cultura da UFBA, aborda a pré-produção, produção e pós-produção, fornecendo orientações práticas sobre funções, papel e habilidades, processos e lógicas produtivas, dicas e particularidades sobre a produção de videoclipes, lives e campanhas publicitárias para quem deseja trabalhar como produtor de base no mercado audiovisual. Embasado em pesquisa bibliográfica, entrevistas e experiência prática da autora, o Guia pretende auxiliar estudantes e profissionais no mercado audiovisual, oferecendo melhores práticas de forma acessível e eficiente.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicaçãopt_BR
dc.relation.referencesAUSLANDER, P. Liveness: Performance in a Mediatized Culture. 2nd ed. Nova York: Routledge, 2012. BELCH, G. E. Propaganda e promoção: uma perspectiva da comunicação integrada de marketing. São Paulo: McGraw-Hill, 2014. CALLON, M.; LAW, J. After the individual in society: lessons on collectivity from science, technology and society. Canadian Journal of Sociology, v. 22, n. 2, p. 165-182, 1997. CORRÊA, E. Briefing: a gestão do projeto de comunicação. São Paulo: Atlas, 2008. DURÁ-GRIMALT, A. Emociones en el videoclip: análisis del vídeo musical. Madrid: Síntesis, 2012.. FEUER, J. The Concept of Live Television: Ontology as Ideology. In: CURRAN, J; PARK, Michael; ROSEN, Philip (Eds.). De-Westernizing Media Studies. New York: Routledge, 2000. p. 17-35. GUTMANN, J.; DALLA VECCHIA, L. Projetos de artista, culturas digitais e vivências imersivas. Comunicação e Sociedade, v. 42, pp. 297-313, 2022. JENKINS, H. Convergence culture: where old and new media collide. Nova York: New York University Press, 2006. LATOUR, B. Reassembling the social: an introduction to actor-network-theory. Oxford University Press, 2005. LEMOS, A.; LÉVY, P. O futuro da internet: em direção a uma ciberdemocracia planetária. São Paulo: Paulus, 2010. 52LUPINACC, M. O ao vivo na TV: entre a espontaneidade e a produção do acontecimento. In: Jornadas Internacionais de História da Mídia, 2021, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia, 2021. p. 190-203. LUPETTI, M. L. Administração em publicidade: a verdadeira alma do negócio. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2001. MACHADO, A. A televisão levada a sério. São Paulo: Senac, 2005. MACHADO, A. O sujeito na tela: modos de enunciação no cinema e no ciberespaço. São Paulo: Paulus, 2001. MARTINS, Z. Publicidade: a arte da sedução. São Paulo: Atlas, 2002. MODERNO, S. Propaganda: teoria, técnica e prática. São Paulo: Thomson Learning, 2000. O'GUINN, T. C., et al. Publicidade e promoção: uma perspectiva da comunicação de marketing. São Paulo: Cengage Learning, 2012. PEREIRA DE SÁ, S. Videoclipe pós-MTV: fenômeno, mercado, autoria e apropriação. São Paulo: Intercom, 2016. PEREIRA DE SÁ, S. Produção e consumo de videoclipes no YouTube: reflexões sobre autoria, apropriação e circulação. Revista Ciberlegenda, n. 21, pp. 95-111, 2009. PEREIRA DE SÁ, S. O videoclipe como objeto de estudo nas ciências sociais e humanas. In: Simões, M. P. (Org.). Cultura visual digital: conexões e diálogos interdisciplinares. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas, 2014a. PEREIRA DE SÁ, S. Estética e política dos videoclipes na era do YouTube: uma análise da música pop periférica. Tese (Doutorado em Comunicação e Cultura) - UFRJ, Rio. 53SALLES, C. (2004). A poética do videoclipe. In Ferreira, P. M. (Org.). Livro de estudos avançados em comunicação. São Paulo: Intercom.pt_BR
dc.type.degreeBachareladopt_BR
dc.publisher.courseCOMUNICAÇÃO - PRODUÇÃO EM COMUNICAÇÃO E CULTURApt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Produção em Comunicação e Cultura (FACOM)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons