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Tipo: Tese
Título: Formação inicial de professores de língua inglesa sob uma perspectiva intercultural: os efeitos e resultados da mudança curricular numa universidade pública baiana
Autor(es): Rocha, Arnon Alves
Primeiro Orientador: Siqueira, Domingos Sávio Pimental
metadata.dc.contributor.referee1: Siqueira, Domingos Sávio Pimental
metadata.dc.contributor.referee2: Porfírio, Lucielen
metadata.dc.contributor.referee3: Santos, Kelly Barros dos
metadata.dc.contributor.referee4: Pereira, Fernanda Mota
metadata.dc.contributor.referee5: Ramos, Fabiano Silvestre
Resumo: Formar um professor de Língua Inglesa (LI) numa perspectiva intercultural tem sido um grande desafio em todo o mundo, e também no Brasil. Essa ação já necessita começar a partir de uma proposta curricular que ofereça, além de subsídios linguísticos, conhecimentos relacionados à língua que ele ensina, conhecer e saber interagir com as práticas sociais locais e globais, no intuito de desenvolver, em seus alunos, a capacidade de saber conviver com as diferenças culturais e políticas. Diante do processo de globalização, que tem modificado crenças, concepções de língua, aprendizagem de Língua Materna e Língua Estrangeira (LE), bem como práticas pedagógicas em todo o mundo e no Brasil, esta pesquisa investigou de que forma a mudança curricular do Curso de Letras Língua Inglesa e Literaturas da UNEB implicou a formação dos docentes de língua inglesa, levando-se em consideração aspectos relacionados à interculturalidade. O processo de mudança em questão foi iniciado em 2004, com base na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996, assim como orientado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Graduação, a partir de 2001, que criou o curso de Letras Língua Inglesa e Literaturas, desvinculando-se do antigo Curso de Letras Vernáculas com Inglês, constituindo-se, então, como um curso de formação específica de professores de Língua Inglesa. Inserido nas hostes da Linguística Aplicada, o trabalho adota uma abordagem qualitativa, de base etnográfica, fundamentalmente interpretativista (ERICKSON, 1986), envolvendo o tratamento de dados em um ambiente natural, a sala de aula, seus participantes, bem como documentos que compõem a estrutura curricular dessa formação, anotações de campo, entrevista estruturada e semiestruturada. Como orientações teóricas para este estudo, foram eleitos conceitos de cultura e interculturalidade a partir da visão de Claire Kramsch (1993, 2004), Walsh (2005, 2007, 2009, 2012), Mendes (2007), Siqueira (2008, 2012), Scheyerl e Siqueira (2012), Liddicoat (2013, 2019), além da teia da relação intercultural e formação de professores, segundo Fleuri (2002), Candau (2008, 2012, 2016, 2018), entre outros. Para conceitos e estudos de currículo, foram tomados como base teórica Ardoino (1992, 1995, 1998, 2012), Morin (1996, 1999), Sacristán (2000, 2008), Pacheco (2001, 2013), Pinar (2007), Macedo (2012, 2013, 2016, 2018), só para citar alguns. Como resultados importantes do trabalho, ressalta-se, em linhas gerais, que o currículo redimensionado apresenta indícios de uma perspectiva intercultural, em razão de que alguns dos seus componentes de estudos são focados na diversidade cultural, e pela sua funcionalidade inter e transdisciplinar que propicia discussões de temas de interesses sociais, mas ainda não se caracteriza como um currículo de formação intercultural na sua integridade pela falta de um estudo mais sistemático que foque a interculturalidade como fator necessário na formação docente. Dessa forma, pode-se considerar que uma formação de professores de inglês numa perspectiva intercultural é um desafio cada vez mais importante a ser levado a cabo na educação de docentes de línguas em formação inicial nos tempos atuais.
Abstract: Training an English Language (LI) teacher from an intercultural perspective has been a major challenge all over the world, and also in Brazil. This action has already to start from a curricular proposal that offers, beyond linguistic subsidies, knowledge related to the language that he/she teaches, knowing how to interact with local and global social practices, in order to develop on his/her learners the capacity of knowing how to live with cultural and political differences. Faced to the globalization process which has modified beliefs, language concepts, mother tongue and foreign language (FL) learning, as well as pedagogical practices around the world and in Brazil, this research investigated how the curricular change of the English Language and Literature Course at UNEB implicated in the training of English language teachers, taking into account aspects related to the interculturality. The change process in question was initiated in 2004, based on the 1996 National Education Guidelines and Bases Law, as well as guided by the National Curriculum Guidelines for undergraduate courses, from 2001, which created the English Language and Literature course, disassociating itself from the former Vernacular Language with English Course, thus constituting itself as a specific training course for English Language teachers. Inserted in the ranks of Applied Linguistics, the work adopts a qualitative approach, based on the ethnographic processes, fundamentally interpretive (ERICKSON, 1986), involving the treatment of data in a natural environment, the classroom, its participants, as well as documents that make up the curricular structure of this training, field notes, structured and semi-structured interviews. As theoretical guidelines for this study, concepts of culture and interculturality were chosen from the perspective of Claire Kramsch (1993, 2004), Walsh (2005, 2007, 2009, 2012), Mendes (2007), Siqueira (2008, 2012), Scheyerl and Siqueira (2012), Liddicoat (2013, 2019), in addition to the intercultural relationship and teacher training, according to Fleuri (2002), Candau (2008, 2012, 2016, 2018), among others. For curriculum concepts and studies, as theoretical basis were taken Ardoino (1992, 1995, 1998, 2012), Morin (1996, 1999), Sacristán (2000, 2008), Pacheco (2001, 2013), Pinar (2007), Macedo (2012, 2013, 2016, 2018), just to name a few. As important results of the work, it is highlighted in general terms that the redesigned curriculum presents signals of an intercultural perspective, since some of its study components are focused on cultural diversity, and for its inter and transdisciplinary functionality that promotes discussions of themes of social interest, but it is still not characterized as an intercultural training curriculum in its integrity due to the lack of a more systematic study that focuses the interculturality as a necessary factor in teacher training. In this way, it can be considered that a training of English teachers in an intercultural perspective is an increasingly important challenge to be carried out in the education of language teachers in initial training in these current times.
Palavras-chave: Currículo
Professores - Formação
Língua inglesa - Estudo e ensino
Estudos interculturais
Universidade do Estado da Bahia
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Letras
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura (PPGLINC) 
Tipo de Acesso: CC0 1.0 Universal
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37320
Data do documento: 28-Abr-2023
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