Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37171
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Lucas Amaral de-
dc.date.accessioned2023-06-06T14:51:23Z-
dc.date.available2023-06-06T14:51:23Z-
dc.date.issued2020-10-23-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Lucas Amaral de. Sociogênese possível dos saraus: uma história de rupturas na cultura brasileira. Sociedade e Cultura, vol. 23, p. e62830, 2020.pt_BR
dc.identifier.issn1980-8194pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/37171-
dc.description.abstractFrom a cultural and historical review, the aim of this essay is to propose a feasible sociogenesis of the term and practice of the saraus (“open mic literary events”), which operate today as important spaces for literary encounters and experiences in the urban peripheries. Starting from the “narratives of origin” constructed by poets Binho and Sérgio Vaz, pioneers of the so-called Marginal Literature Movement in São Paulo, I return to the history of this artistic activity in the European salons and to its transposition into the Brazilian cultural routine. This process was sponsored by artistic patrons, and subsidized by members of newly wealthy coffee elite, which has fostered one of the largest artistic move-ments in Brazil: the modernism. My argument is that there was a corre-lation among the heyday of the art salons/saraus in São Paulo, between the late nineteenth and early twentieth, the prosperity of palaces in the city center by an expanding agrarian-industrial bourgeoisie, the outbreak of avant-garde in the artistic field, and the circle of industrialization the state of São Paulo was going through. These salons ended up creating spaces capable of merging the absorption of new ideas coming from Europe with the intense reiteration of a “national culture”, a process that ratified some desires for cultural and social changes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.relation.ispartofSociedade e Culturapt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSarauspt_BR
dc.subjectLiteratura marginalpt_BR
dc.subjectSociogênesept_BR
dc.subjectModernismopt_BR
dc.subjectSão Paulopt_BR
dc.subject.otherSarauspt_BR
dc.subject.otherMarginal literaturept_BR
dc.subject.otherSociogenesispt_BR
dc.subject.otherModernismpt_BR
dc.subject.otherSão Paulopt_BR
dc.titleSociogênese possível dos saraus: uma história de rupturas na cultura brasileirapt_BR
dc.title.alternativeSociogenesis of the saraus: a history of disruptions in Brazilian culturept_BR
dc.title.alternativeSociogenesis posible de los saraus: una historia de rupturas en la cultura brasilerapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::OUTRAS SOCIOLOGIAS ESPECIFICASpt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.citation.spage1pt_BR
dc.citation.epage34pt_BR
dc.identifier.doi10.5216/sec.v23i.62830pt_BR
dc.description.resumoA partir de um resgate histórico-cultural, este artigo discute uma sociogênese possível do termo e da prática dos saraus literários em São Paulo, instâncias que funcionam, hoje, como catalisadores de vivências artísticas nas periferias brasileiras. Partindo de duas “narrativas de origem” dos poetas Binho e Sérgio Vaz – pioneiros do movimento da literatura marginal no contexto paulistano –, retomo a ideia e parte da história desse tipo de atividade nos salões europeus, verificando como ocorreu a sua transposição para a rotina artística nacional, processo que esteve intermediado por mecenas e membros da elite cafeeira. Esses salões/saraus fomentaram um dos mais relevantes movimentos da história cultural do Brasil: o modernismo paulista. Meu argumento é que houve uma correlação entre o apogeu de salões artísticos na cidade de São Paulo, entre o fim do século XIX e o início do XX, a prosperidade de palacetes de uma burguesia agrário-industrial interessada nos benefícios da vida urbana, a eclosão de vanguardas no campo artístico nacional e o ciclo de industrialização por que passava o estado de São Paulo. Nesse contexto, os saraus acabaram constituindo espaços capazes de fundir a absorção de novas ideias oriundas da Europa com a defesa das artes nacionais, processo que ratificou desejos de mudanças no campo artístico e social da época.pt_BR
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (PPGCS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ttosta1,+62830-Sociogênese+possível+dos+saraus.pdfArtigo Completo526,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons