Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37014
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorEuzébio, Felipe Aurélio-
dc.date.accessioned2023-05-19T12:44:07Z-
dc.date.available2023-05-19T12:44:07Z-
dc.date.issued2023-05-12-
dc.identifier.citationEUZÉBIO, Felipe Aurélio. Pedagogia dos Prazeres: apreendendo formas de compreender e modos de estar em PrEP no Brasil. Orientador: Guillermo Vega Sanabria. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Programa de Pós-Graduação em Antropologia, Universidade Federal da Bahia.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/37014-
dc.description.abstractThis dissertation analyzes aspects of the teaching and learning processes of men who have sex and/or homoaffective/homoerotic relationships with other men (MSM) based on their prevention practices and the use of Pre-Exposure Prophylaxis (PrEP). A public policy started in 2017, PrEP consists of taking a pill daily that allows the body to be prepared to face a possible contact with HIV. The research aims to compare different ways of being and understanding the HIV prevention method, based on an ethnographic fieldwork with PrEP users on social networks - Facebook, WhatsApp, Instagram, and Grindr - and institutional campaigns and audiovisual materials promoting and encouraging the prevention method. Thus, in the search for a multiplicity of narratives, different spaces, institutions, and subjects come into play and assist in uncovering the moral conflicts surrounding the use of PrEP. Through an approach that dialogues with Anthropology, Health, and Education, it is possible to construct a more complex perspective on the sociocultural phenomena involving sex, pleasure, and sexual health practices.pt_BR
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
dc.subjectAntropologiapt_BR
dc.subjectPedagogia dos prazerespt_BR
dc.subjectProfilaxia Pré-Exposição (PrEP)pt_BR
dc.subjectHSHpt_BR
dc.subjectHIVpt_BR
dc.subject.otherAnthropologypt_BR
dc.subject.otherPedagogy of pleasurespt_BR
dc.subject.otherPre-Exposure Prophylaxis (PrEP)pt_BR
dc.subject.otherMSMpt_BR
dc.subject.otherHIVpt_BR
dc.titlePedagogia dos prazeres: apreendendo formas de compreender e modos de estar em PrEP no Brasilpt_BR
dc.title.alternativePedagogy of pleasures: apprehending ways of understanding and ways of being in PrEP in Brazilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIApt_BR
dc.contributor.advisor1Sanabria, Guillermo Vega-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-1991-5115pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6549200182744655pt_BR
dc.contributor.referee1Seffner, Fernando-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-4580-6652pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2541553433398672pt_BR
dc.contributor.referee2McCallum, Cecilia Anne-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-1927-7774pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5387260517180416pt_BR
dc.contributor.referee3Sanabria, Guillermo Vega-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-1991-5115pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6549200182744655pt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-8126-8222pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6083331178955669pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação analisa aspectos dos processos de ensino e de aprendizagem de homens que fazem sexo e/ou mantêm relações homoafetivas/homoeróticas com outros homens (HSH) a partir das suas práticas de prevenção e o uso da Profilaxia Pré-Exposição ao HIV. Política pública iniciada no ano de 2017, a PrEP consiste na tomada diária de um comprimido que permite ao organismo estar preparado para enfrentar um possível contato com o HIV. A pesquisa tem como objetivo comparar modos de estar e formas de compreender o método de prevenção ao HIV, a partir de um trabalho de campo etnográfico com usuários de PrEP em rede sociais – Facebook, Whatsapp, Instagram e Grindr – e das campanhas institucionais e dos materiais audiovisuais de divulgação e incentivo ao método de prevenção. Assim, na busca por uma multiplicidade de narrativas, diferentes espaços, instituições e sujeitos entram em cena e auxiliam no exercício de desvelar os conflitos morais ao redor do uso da PrEP. Com uma abordagem que dialoga com a Antropologia, a Saúde e a Educação, é possível a construção de uma perspectiva mais complexa sobre os fenômenos socioculturais que envolvem o sexo, o prazer e as práticas de saúde sexual.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)pt_BR
dc.relation.referencesABIA. PEDAGOGIA DA PREVENÇÃO: Reinventando a prevenção do HIV no século XXI. Observatório Global / Observatório Nacional de Políticas de AIDS, Perspectiva Política, nº 1, 2015. ANDRADE, P. D.; COSTA, M. V. Nos rastros do conceito de pedagogias culturais: invenção, disseminação e usos. EDUR - Educação em Revista, Belo Horizonte v. 33, p. 01-33, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/FTppyqQTJPm7YVWxWvmTj8S/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 05 dez. 2021. AYRES, J. R. C. M. et al. O conceito de vulnerabilidade e as práticas de saúde: novas perspectivas e desafios. In: CZERESNIA, D.; FREITAS, C. M. Promoção da saúde: conceitos, reflexões, tendências. Rio de Janeiro, Fiocruz, 2003, p. 121-144. BATAILLE, Georges. O erotismo. tradução de Antonio Carlos Viana. — Porto Alegre : L&PM, 1987. Disponível em: https://salsichaotainha.files.wordpress.com/2011/05/georges-bataille-o-erotismo.pdf. Acesso em: 31 mar. 2023. BARP, L.F. G.; MITJAVILA, M. R. O reaparecimento da homossexualidade masculina nas estratégias de prevenção da infecção por HIV: reflexões sobre a implementação da PrEP no Brasil Physis: Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 30(3), e300319, 2020 BARRETO, V. H. S. R. Risco, prazer e cuidado: técnicas de si nos limites da sexualidade. Avá. Revista de Antropología, Misiones, n.31, p. 119-142, 2017. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/1690/169057622006.pdf. Acesso em: 05 dez. 2021. BENJAMIN, W. “O narrador. Considerações sobre a obra de Nikolai Leskov”. In: BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política. Ensaios sobre literatura e história da cultura. SP: Editora Brasiliense, 1987. p. 197-221. BRASIL. Ministério da Saúde. Boletim Epidemiológico – AIDS, XII, Semana Epidemiológica 09 a 21, março/maio, 1999. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Boletim Epidemiológico HIV/AIDS. Brasília: Ministério da Saúde, 2020. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde. Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) de Risco à Infecção pelo HIV. Brasília: Ministério da Saúde, 2022. BRITO, A. M.; CASTILHO, E. A.; SZWARCWALD, C. L. AIDS e infecção pelo HIV no Brasil: uma epidemia multifacetada. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical [online], [S. l.] 2001, v. 34, n. 2, p. 207-217. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rsbmt/a/zBSKHBDyfvfz7cLQp7fsSBg/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 15 jan. 2022. BRUNO, F.; LEITÃO, L; LOBO, A.; BOGHOSSIAN, L. G.; GUIMARÃES, N.; BIANCOVILLI, P. O oráculo de Mountain View: o Google e sua cartografia do ciberespaço. E-Compós, [S. l.], v.6, p. 2-21, 2006. Disponível em: https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/91. Acesso em: 05 dez. 2021. CALAZANS, Gabriela Junqueira, Pinheiro, Thiago Félix e Ayres, José Ricardo de Carvalho Mesquita. Vulnerabilidade programática e cuidado público: Panorama das políticas de prevenção do HIV e da AIDS voltadas para gays e outros HSH no Brasil. Sexualidad, Salud y Sociedad (Rio de Janeiro) [online]. 2018, n. 29 [Acessado 18 Novembro 2022] , pp. 263-293. CANTON, K. Corpo, identidade e erotismo. Coleção temas da arte contemporânea. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2009. CARVALHO JUNIOR, E. F. (De)leites (PrEP)arados: uma etnografia sobre a Profilaxia de Pré-Exposição ao HIV em Anápolis/GO. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2020. CONNELL, R.; MESSERSCHMIDT, J. Masculinidade hegemônica: repensando o conceito. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 21, n. 1, p. 241-282, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ref/a/cPBKdXV63LVw75GrVvH39NC/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 05 dez. 2021. COSTA, M. V.; SILVEIRA, R. M. H.; SOMMER, L. H. Estudos Culturais, Educação e pedagogia. Revista Brasileira de Educação, [S. l], n. .23, p. 36-6, 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/FPTpjZfwdKbY7qWXgBpLNCN/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 05 dez. 2021. COSTA, Talita Nunes. Etnografia online Explorando caminhos no estudo do autocuidado de homens na pandemia. In: BOLLETTIN, P.; VEGA SANABRIA, G.; TAVARES, F.. Etnografando na pandemia. 1. ed. Padova: Cleup, 2020. v. 1. 288 p. COUTO, M. T.; GOMES, R. Homens, saúde e políticas públicas: a equidade de gênero em questão. Ciencia & Saude Coletiva, [S. l.], v. 17, p. 2569-2578, 2012. DAUSTER, T. Um saber de fronteira entre Antropologia e a Educação. In: DAUSTER, T. (Org.). Antropologia e Educação. Rio de Janeiro: Forma e Ação, 2007. p. 13-35. DAVIS, Chloe O. 2021. The queens' English: The LGBTQIA+ dictionary of lingo and colloquial expressions. New York: Random House. DE LAURETIS, T. A tecnologia de gênero. In: HOLLANDA, H. B. de. Tendências e impasse. O feminismo como crítica da cultura. Rio de Janeiro: ROCCO, 1994. p.1-36. DYER, Harriet. 2018. From Ace to Ze: The Little Book of LGBT Terms. London: Summersdale. ESTEBAN, M. L. Antropología del cuerpo. Género, itinerarios corporales, identidad y cambio. Barcelona: Edicions Bellaterra, 2004. ESTEBAN, M. L. Etnografia, itinerarios corporales y cambio social: apuntes teóricos y metodológicos. In: MARTÍNEZ, Miren Elixabete Imaz (Org.). La materialidad de la identidad. Santiago do Chile: Ariadna Ediciones, 2008. p.135-158. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=2652045. Acesso em: 05 dez. 2021. EUZÉBIO, F. A.; SOUZA, N. A. O. ; RODRIGUES, V. B. ; ALFONSO, L. P. . Kit-gay: uma oficina, papéis coloridos e muita “ideologia de gênero”. REVISTA PERIÓDICUS, v. 2, p. 117-140, 2022. FERRARI, F. C. Biomedicalização da resposta ao HIV/AIDS e o caso da emergência da PrEP: um ensaio acerca de temporalidades entrecruzadas. Equatorial - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Antropologia Social, [S. l.], v. 4, p. 131-160, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/equatorial/article/view/14969. Acesso em: 05 dez. 2021. FERRARI, F. C. Perseguindo uma inovadora promessa em tempos de retrocessos: o debate público sobre HIV/AIDS em Porto Alegre e a emergência da Profilaxia Pré-Exposição (PREP). Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019. FONSECA, C. “Quando cada caso não é um caso: pesquisa etnográfica e educação”. Revista Brasileira de Educação, [S. l.], n. 10, p. 58-78, 1999. Disponível em: https://poars1982.files.wordpress.com/2008/03/rbde10_06_claudia_fonseca.pdf. Acesso em: 05 dez. 2021. FONSECA, C. Que ética? Que ciência? Que sociedade? In: FLEISCHER, S.; SCHUCH, P. (Org.). Ética e regulamentação na pesquisa antropológica. Brasília/UnB: Letras Livres, 2010. p. 39-70. FOUCAULT, M. Eu, Pierre Rivière, que degolei minha mãe, minha irmã e meu irmão... um caso de parricídio do século XIX. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1977. FOUCAULT, M. História da sexualidade I: a vontade de saber. Rio de Janeiro, Edições Graal, 1988. FURLANI, J. Mulheres só fazem amor com homens? A educação sexual e os relacionamentos entre pessoas do mesmo sexo. PRÓ-POSIÇÕES, Campinas, v. 19, p. 111-131, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pp/a/P9NMmbhYXBVsGVBt6yjtBQH/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 05 dez. 2021. FLEISCHER, Soraya; SCHUCH, Patrice. Antropologia, ética e regulamentação. In: FLEISCHER, S., SCHUCH, P.; (Org.). Ética e regulamentação na pesquisa antropológica. Brasília/UnB: Letras Livres, 2010. p. 9-21. GIROUX, H. Cultural studies, public pedagogy and the responsibility of intellectuals. Communication and Critical/Cultural Studies, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 59-79, 2004. GOLDMAN, M. Alteridade e experiência: Antropologia e teoria etnográfica. Etnográfica, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 161-173, 2006. Disponível em: https://scielo.pt/pdf/etn/v10n1/v10n1a08.pdf. Acesso em: 05 dez. 2021. GOMES, F. S. Fatores associados à não-aceitabilidade da PrEP entre travestis e mulheres transexuais na região nordeste do Brasil. 2017. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2017. GREINER, C. O Corpo: pistas para estudos indisciplinares. 3ª edição, São Paulo: Annablume, 2008. HERNÁNDEZ, Juan Jacobo. 2022. Locabulario: lenguaje y opresión. Ciudad de México: Intendencia de las Letras/Colectivo Sol, A.C. HOAGLAND, B. R. S. Conhecimento, interesse, decisão sobre o uso e adesão precoce a Profilaxia Pré-exposição (PrEP) entre homens que fazem sexo com homens (HSH) e mulheres transexuais (TRANS) participantes no estudo PrEP Brasil. 2016. Tese (Doutorado em Pesquisa Clínica em Doenças Infecciosas) - Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2016. JOAQUIM, J. M.F. “Eu vi elas dando o peito e eu não podia dar!”: representações e práticas de mulheres vivendo com HIV/AIDS sobre o aleitamento materno. 2012. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012. LEAL, A. F.; KNAUTH, D. R. A relação sexual como uma técnica corporal: representações masculinas dos relacionamentos afetivo-sexuais. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 22, n.7, p. 1375-1384, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csp/a/ycX7R35tcGwTRh4D9jkqL9d/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 05 dez. 2021. LEAL, A. F. No peito e na raça - A construção da vulnerabilidade de caminhoneiros: um estudo antropológico de políticas públicas para HIV/AIDS no Sul do Brasil. 2008. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008. LONGHINI, G. D. N.; SILVA, K. Banheiros como tecnologia de gênero: (des)contruções materiais e simbólicas. In: GROSSI, M. P.; FERNANDES, F. B. M. (Org). A força da “situação” de campo: ensaios sobre antropologia e teoria queer. Florianópolis: Editora da UFSC, 2018. p.279-302. LOURO, G. L. Pedagogias da sexualidade. In: LOURO, G. L. (Org.). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2013. p. 7-34. MAHMOUD, S. Teoria feminista, agência e sujeito liberatório: algumas reflexões sobre o revivalismo islâmico no Egipto. Etnográfica, Lisboa, v.10, n.1, 2006, p.121-158). Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/3723/372339147007.pdf. Acesso em: 05 dez. 2021. MAIA, A. C. B.; RIBEIRO, P. R. M. Educação Sexual: princípios para ação. Doxa - Revista Paulista de Psicologia e Educação, [S. l.], v. 15, p. 41-51, 2011. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/124985. Acesso em: 05 dez. 2021. MALUF, S. W. Antropologia, narrativas e a busca de sentido. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, v. 5, n. 12, p. 69-82, 1999. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ha/a/jPnfWxZHCfXpVC6MvSDN4Fw/abstract/?lang=pt. Acesso em: 05 dez. 2021. MARINS, L. M. S. Adesão à Profilaxia Pré-Exposição em homens que fazem sexo com homens (HSH) e mulheres transexuais em risco de contrair HIV. 2019. Tese (Doutorado em Pesquisa Clínica em Doenças Infecciosas) - Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2019. MARQUES DOS SANTOS MF, Souza Guimarães G, de Souza Mantovani M, Pereira Alvarenga V, Camargos Lima AL, Soares Orçay AA. A estigmatização da profilaxia pré-exposição (Prep) como Barreira à adesão da prevenção combinada no Brasil. BMS [Internet]. 27º de março de 2022. Disponível em: https://bms.ifmsabrazil.org/index.php/bms/article/view/294 ORTEGA, F. Biopolíticas da saúde: reflexões a partir de Michel Foucault, Agnes Heller e Hannah Arendt. Interface - Comunic., Saúde, Educ. [online], [S. l.], v.8, n.14, p.9-20, 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/KRqrqqJGqK6vshf4KKrkCbw/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 05 dez. 2021. OSCAR, R. C. Pílulas diárias anti-HIV: a construção de uma narrativa antropológica sobre a profilaxia de Pré-exposição à AIDS (PrEP). 2019. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. PARKER, R. Corpos, prazeres e paixões: a cultura sexual no Brasil contemporâneo. São Paulo: Editora Best Seller, 2001. PEIRANO, M. Etnografia, ou teoria vivida. Ponto Urbe [Online], [S. l.], n.2, 2008. Disponível em: https://journals.openedition.org/pontourbe/1890. Acesso em: 05 dez. 2021. PEIRANO, M. Etnografia não é método. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, v. 20, n. 42, p. 377-391, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ha/a/n8ypMvZZ3rJyG3j9QpMyJ9m/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 05 dez. 2021. PELÚCIO, L. Marcadores Sociais da Diferença nas Experiências Travestis de Enfrentamento à AIDS. Saúde e Sociedade [Online], São Paulo, v.20, n.1, p.76-85, 2011, p.76-85. Disponível em: https://www.scielo.br/j/sausoc/a/7DLHvcVH93dQpHGkMKbykhC/abstract/?lang=pt#. Acesso em: 05 dez. 2021. PEREDA, Ferrán. El cancaneo. Diccionario petardo de argot gay, lesbi y trans. Barcelona: Laertes, 2004 PEREIRA, C. H. G. Avaliação do uso da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) ao HIV no estado do Paraná. 2020. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2020. PERLONGHER, N. O. O desaparecimento da homossexualidade. In: DANIEL, H. et al. Saúde, Loucura 3. São Paulo: Hucitec, 1993, p. 39-45. PIMENTA, D. N.; LEANDRO, A. M. S.; SCHALL, V. T. Experiências de desenvolvimento e avaliação de materiais educativos sobre saúde: abordagens sócio-históricas e contribuições da antropologia visual. In: MONTEIRO, S; VARGAS, E. (org.). Educação, comunicação e tecnologia educacional: interfaces com o campo da saúde. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2006. p. 87-112. POLIVANOV, B. B. Etnografia virtual, netnografia ou apenas etnografia? Implicações dos conceitos. Esferas, [S. l.], n.3, 2014. Disponível em: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/article/view/4621. Acesso em: 05 dez. 2021. POTTS, Morgan. The AZ of Gender and Sexuality: From Ace to Ze. London, UK/Philadelphia, USA: Jessica Kingsley, 2019. POUPART, J. A entrevista de tipo qualitativo: considerações epistemológicas, teóricas e metodológicas. In.: POUPART, J. et al. (orgs.) A Pesquisa Qualitativa. Enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2014. QUEIROZ, A. A. F. L. N.; QUEIROZ, A. F. L. de. Fórum PrEP: um debate on-line sobre uso da profilaxia pré-exposição no Brasil. Cadernos de Saúde Pública [online], v. 33, n. 11, 2017. REIS, T.; EGGERT, E. Ideologia de gênero: uma falácia construída sobre os planos de educação brasileiros. Educ. Soc., Campinas, v. 38, n. 138, p.9-26, jan.-mar., 2017. RODRÍGUEZ, F. Diccionario gay-lésbico: Vocabulario general y argot de la homosexualidad. Madrid: Gredos, 2008. SABAT, R. Pedagogia cultural, gênero e sexualidade. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 9, n. 1, p. 09-21, 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ref/a/hqknn4NtLrGpyGQMB8p7ByB/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 05 dez. 2021. SAMAIN, E. ‘Balinese Character’ (re)visitado. Uma introdução à obra visual de Gregory Bateson e Margaret Mead. Samain, Etienne. In: ALVEZ, A.; SAMAIN, E. (orgs.) Os Argonautas do Mangue precedido de ‘Balinese Character’ (re) visitado. Campinas-São Paulo: Editora da Unicamp-Imprensa Oficial, 2004. p. 15-72. SCOTT, J. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação & Realidade, [S. l.], v. 20, n. 2, p. 71-99, 1995. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/71721. Acesso em: 05 dez. 2021. SEFFNER, F.; PARKER, R. Desperdício da experiência e precarização da vida: momento político contemporâneo da resposta brasileira à AIDS. Interface (Botucatu. Online), v. 20, p. 293-304, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/MTZ5T7N97xXVjcGX5qxWsPh/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 05 dez. 2021. SEGATA, J. O Ciberespaço, A Etnografia e Algumas Caixas Pretas. Revista Z Cultural (UFRJ), [S. l.], v. 1, p. 5-12, 2015. Disponível em: http://www.animatico.com.br/projetos/zcultural/wp-content/uploads/2015/05/A-Etnografia-o-ciberespa%C3%A7o-e-algumas-caixas-pretas-_-Revista-Z-Cultural.pdf. Acesso em: 05 dez. 2021. SILVA, T. T. da. A pedagogia como cultura, a cultura como pedagogia. In: SILVA, T. T. da. (Org.). Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, p.139-142, 2009. SILVA, D. V. Antropologia no ciberespaço: reflexões sobre método etnográfico em hipermídias. Revista Cronos, [S. l.], v. 19, p. 70-83, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/cronos/article/view/4987. Acesso em: 05 dez. 2021. SIMMEL, G. O conflito como sociação. RBSE – Revista Brasileira de Sociologia da Emoção, [S. l.], v. 10, n.30, p.568-573. Disponível em: http://www.cchla.ufpb.br/rbse/SimmelTrad.pdf. Acesso em: 26 jan. 2022. SOARES, F. M. Bioética e Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) na prevenção da infecção pelo HIV em adolescentes: uma revisão integrativa da literatura. 2019. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2019. STEWART, W. Cassell's queer companion: a dictionary of lesbian and gay life and culture. London: Weidenfeld & Nicolson, 1995. TAYLOR, D. Escenas de cognicion: performance y conquista. Revista Conjunto, n. 151, 2009. Disponível em: http://www.casadelasamericas.org/publicaciones/revistaconjunto/151/taylor.pdf. Acesso em: 05 dez. 2021. TREVISAN, J. S. Devassos no Paraíso: a homossexualidade no Brasil, da colônia à atualidade. 4ª ed. ver., atual. e amp. - Rio de Janeiro: Objetiva, 2018. UNAIDS. Guia de Terminologia do UNAIDS. 2017. Disponível em: https://unaids.org.br/wp-content/uploads/2017/09/WEB_2017_07_12_GuiaTerminologia_UNAIDS_HD.pdf. Acesso em: 29 mar. 2023. UNAIDS. Enfrentando desigualdades – Aprendizados dos 40 anos de AIDS para respostas a pandemias. Relatório Global do UNAIDS, 2021. Disponível em: https://www.unaids.org/sites/default/files/media_asset/2021-global-aids-update_en.pdf. Acesso em: 30 mar. 2023 VÍCTORA, C. G. Uma ciência replicante: a ausência da reflexão sobre o método, a ética e o discurso. Saúde e Sociedade, São Paulo, v. 20, p. 104-112, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/sausoc/a/ZgFznRjRwv4kM77DRPmM7Qk/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 05 dez. 2021. VILLELA, L. M. Percepções sobre o uso da profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP) e possível compensação de risco entre homens que fazem sexo com homens (HSH) e mulheres transexuais (TRANS) potencialmente elegíveis para o uso de PrEP no protocolo PrEP Brasil. 2018. Dissertação (Mestrado em Pesquisa Clínica em Doenças Infecciosas) - Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2018. VELHO, G. Patrimônio, negociação e conflito. Mana, Rio de Janeiro, v. 12, n. 1, p. 237-248. 2006, Disponível em: https://www.scielo.br/j/mana/a/NtsgyP5DLx9P867hBBhv3xh/?lang=pt. Acesso em: 05 dez. 2021. VELHO, G. Observando o familiar. In: Individualismo e Cultura. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.pt_BR
dc.type.degreeMestrado Acadêmicopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_Felipe Euzébio_2023.pdfDissertação de Felipe Euzébio3,9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons