Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36853
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLUCIANO, Paula-
dc.date.accessioned2023-04-17T13:00:00Z-
dc.date.available2023-04-17T13:00:00Z-
dc.date.issued2021-12-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/36853-
dc.description.abstractThe palimpsestic traces of the 3rd Biennial of Bahia compose the framework of research that will be translated into broader fields of investigation regarding transcultural movements. With a 46-year hiatus in relation to the previous edition, the symbolic third plunged into the artistic and cultural expressions that integrated the main section of the biennial: Imaginary Museum of the Northeast. The thesis weaves the narratives, performances and exhibitions of the Imaginary Museum into the dismantling of a Western spatial-temporal universalizing syntax. The notions of traces and transcultural palimpsests intersect and crisscross the process of subjectivities embedded in the discussion regarding memory, archives, imaginaries, poetics and the transversal movement of the everyday life. The transcultural palimpsest of the 3rd Biennial of Bahia, therefore, juxtaposes and crisscrosses the traces that emerged and amalgamated in reverberations during the event. Embedded in the present-at-hand, the transitional-relational position from where the investigations take place within the spontaneity and improvisation applied to the artistic and transcultural activities that enabled a participatory plunge into the trans-historical recurrences of expressions. The 3rd Biennial of Bahia engages into the experimentation and creative processes that confluence with the putting in place of mechanisms regarding generative echoes of genesis. From the desultory waves provoked by the movement and mouvance of the 3rd Biennial, its traces became inscribed and internalized as a profound inquiry of transcultural praxis as well as the continuance of life in its everyday transpositions. The transcultural palimpsest traces of gestures, echoes and utterances.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subject3a Bienal da Bahiapt_BR
dc.subjectPalimpsestos Decoloniaispt_BR
dc.subjectTraçospt_BR
dc.subjectMovimentos Transculturaispt_BR
dc.subjectArquivospt_BR
dc.subject.other3rd Biennial of Bahiapt_BR
dc.subject.otherDecolonial Palimpsestspt_BR
dc.subject.otherTracespt_BR
dc.subject.otherTranscultural Movementspt_BR
dc.subject.otherArchivespt_BR
dc.titleTraços Palimpsésticos na 3a Bienal da Bahia: Movimentos Culturais Trans-históricospt_BR
dc.title.alternativePalimpsestic Traces Within the 3rd Biennial of Bahia: Trans-historical Cultural Movementspt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.publisher.programPrograma Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Poscultura) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::MUSEOLOGIApt_BR
dc.contributor.advisor1LEE, Gregory-
dc.contributor.advisor2MATOS, Edilene Dias-
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6935637013831414pt_BR
dc.contributor.referee1Barata, Danillo Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3669937313676722pt_BR
dc.contributor.referee2Severino, José Roberto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7656955409871039pt_BR
dc.contributor.referee3Shilliam, Robbie-
dc.contributor.referee4Morais, Isabel-
dc.contributor.referee5Otaola, Paloma-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1330399263212141pt_BR
dc.description.resumoOs traços palimpsésticos da 3a Bienal da Bahia compõem o quadro de pesquisa que se traduzirá em campos de investigação mais amplos no que se refere aos movimentos transculturais. Com um hiato de 46 anos em relação à edição anterior, a terceira simbólica mergulhou nas expressões artísticas e culturais que integraram a seção principal da Bienal: o Museu Imaginário do Nordeste. A tese tece as narrativas, as performances e as exposições do Museu Imaginário no desmantelamento de uma sintaxe universalizadora espaciotemporal ocidental. As noções de traços e palimpsestos transculturais se cruzam e atravessam o processo de subjetividades embutidas na discussão sobre memória, arquivos, imaginários, poéticas e o movimento transversal da vida cotidiana. O palimpsesto transcultural da 3a Bienal da Bahia, portanto, justapõe e cruza os traços que surgiram e se amalgamaram em reverberações durante o evento. Incorporada ao presente, a posição transicional-relacional, a partir da qual as investigações se realizam dentro da espontaneidade e improvisação aplicadas às atividades artísticas e transculturais, permitiu um mergulho participativo nas recorrências trans-históricas de expressões. A 3a Bienal da Bahia se envolve na experimentação e nos processos criativos que confluem com a criação de mecanismos relativos aos ecos geradores das gênesis. Das ondas randômicas provocadas pelo movimento e pela movência da 3a Bienal, seus traços se inscreveram e se interiorizaram como uma profunda investigação da práxis transcultural, bem como da continuidade da vida em suas transposições cotidianas. Traços palimpsésticos transculturais de gestos, ecos e entonações.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos - IHACpt_BR
dc.type.degreeDoutoradopt_BR
Aparece nas coleções:Tese (POSCULTURA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Traços Palimpsésticos versão PORT com ATA e RAPPORT.pdf59,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons