Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36695
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Sérgio Mascarenhas-
dc.date.accessioned2023-03-09T11:01:06Z-
dc.date.available2023-03-09T11:01:06Z-
dc.date.issued2022-12-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/36695-
dc.description.abstractThe present study aims at proposing a school of government in the Federal Revenue of Brazil, pointing out the necessary organizational dimensions, tangible and intangible, to guarantee its functioning. This is a qualitative and documentary research, with the application of a diagnostic questionnaire. Initially, a brief history of government schools in Brazil and models of these schools around the world were presented, and a brief discussion on tax citizenship, its relationship with tax education, concepts and insertion in the Federal Revenue. The first stage of the research involved the application of a diagnostic questionnaire and use of the 5-point Likert scale to verify the perception of employees of the Federal Revenue of Brazil, in the 6th Fiscal Region in Minas Gerais, about the need to create the School. The analysis of this diagnosis pointed to the agreement of the staff regarding the importance of creating a school of government within the scope of the Federal Revenue Service. The second stage consisted of researching documents, regulations and websites of twelve schools of government in Brazil, chosen according to their importance on the national scene, diversity of models and ease of gathering information, which provided subsidies for the construction of organizational dimensions. Finally, the product developed was the project to create the School of Government of the Federal Revenue of Brazil, considering the legal, academic, administrative, structural, financial organizational dimensions and two new dimensions inserted by the author, called interaction with society and political- institutional. The project consists of a set of actions for structuring the school according to the proposed organizational dimensions.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEscola de Governopt_BR
dc.subjectReceita Federal do Brasilpt_BR
dc.subjectDimensões organizacionaispt_BR
dc.subjectCidadania fiscalpt_BR
dc.subject.otherSchool of governmentpt_BR
dc.subject.otherFederal Revenue of Brazilpt_BR
dc.subject.otherOrganizational dimensionspt_BR
dc.subject.otherTax citizenshippt_BR
dc.titleCriação da escola de governo da Receita Federal do Brasil: formação de agentes públicos multiplicadores e de cidadãos fiscaispt_BR
dc.title.alternativeCreation of the government school of the Federal Revenue Service of Brazil: training multiplier public agents and fiscal citizenspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programNúcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA)pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.contributor.advisor1Monteiro, Doraliza Auxiliadora Abranches-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4816989136382970pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Dantas, Lys Maria Vinhaes-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8146930602237757pt_BR
dc.contributor.referee1Monteiro, Doraliza Auxiliadora Abranches-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4816989136382970pt_BR
dc.contributor.referee2Dantas, Lys Maria Vinhaes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8146930602237757pt_BR
dc.contributor.referee3Araújo, Edgilson Tavares de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4133662768939036pt_BR
dc.contributor.referee4Coelho, Fernando de Souza-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/2038805993153668pt_BR
dc.contributor.referee5Santiago, Mário José Dehon São Thiao-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5563279710406498pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo tem por objetivo a proposição de uma de escola de governo na Receita Federal do Brasil, apontando as dimensões organizacionais necessárias, tangíveis e intangíveis, para a garantia do seu funcionamento. Parte de uma pesquisa qualitativa e documental, acrescida de uma etapa diagnóstica. Inicialmente, foi apresentado um breve histórico das escolas de governo no Brasil e modelos dessas escolas pelo mundo, e uma sucinta discussão sobre a cidadania fiscal, sua relação com a educação fiscal, conceitos e inserção na Receita Federal. A primeira etapa da pesquisa envolveu a aplicação de questionário diagnóstico, com uso da escala Likert de 5 pontos, para verificar a percepção dos colaboradores da Receita Federal do Brasil, na 6ª Região Fiscal em Minas Gerais, sobre a necessidade de criação da Escola. A análise desse diagnóstico apontou para a concordância do corpo funcional em relação à importância de se criar uma escola de governo no âmbito da Receita Federal. A segunda etapa consistiu em pesquisa de documentos, normativos e sites de doze escolas de governo no Brasil, escolhidas conforme a importância no cenário nacional, diversidade de modelos e facilidade no levantamento de informações, que forneceram subsídios para construção das dimensões organizacionais. Por fim, o produto desenvolvido foi o projeto de criação da Escola de Governo da Receita Federal do Brasil, considerando as dimensões organizacionais jurídica, acadêmica, administrativa, estrutural, financeira e duas novas dimensões inseridas pelo autor, denominadas interação com a sociedade e político-institucional. O projeto compõe-se de um conjunto de ações para estruturação da escola conforme as dimensões organizacionais propostas.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.type.degreeMestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional (NPGA)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons