Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36669
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRibeiro Junior, José Carlos Gomes-
dc.date.accessioned2023-03-03T12:48:08Z-
dc.date.available2023-03-03T12:48:08Z-
dc.date.issued2022-08-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/36669-
dc.description.abstractThe dissertation has as its object of study the production of knowledge already accumulated on the financialization of Brazilian higher education. The objective of this research is to recognize what is already known about the multiple determinations that constitute the financialization of Brazilian higher education. For this purpose, a bibliographic research was carried out in the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) of the Brazilian Institute of Information in Science and Technology (IBICT); on the Google Scholar platform; in the Proceedings of the National Association of Graduate Studies in Education (ANPED) and in the Scientific Electronics Library platform (SciELO Brasil). We located and analyzed fifty productions among theses, dissertations and scientific articles, which allowed us to recognize the financialization of Brazilian higher education as a historically determined phenomenon, which establishes an evident nexus with educational commodification, which, since at least 1960, has intensified and transformed, consolidating the necessary conditions for the development of the phenomenon in question. This financial movement in education in Brazil is expressed explicitly from the 2000s, especially in 2007, when the first Brazilian educational companies go public, starting to trade their shares on the São Paulo Stock Exchange – BOVESPA, presenting as main characteristics the presence of large private equity funds (private equity funds) in the control of educational companies, the trend of oligopolization of the sector and the need for state support for its development.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectInstituição privada de educação superiorpt_BR
dc.subjectMercantilização do ensinopt_BR
dc.subjectFinanceirizaçãopt_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.subjectBolsa de Valorespt_BR
dc.subject.otherCommodificationpt_BR
dc.subject.otherfinancializationpt_BR
dc.subject.otherhigher educationpt_BR
dc.subject.otherstock exchangept_BR
dc.subject.otherprivate higher education instituitionpt_BR
dc.titleProdução do conhecimento sobre a financeirização da educação superior brasileirapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação (PPGE) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.contributor.advisor1Peixoto, Elza Margarida de Mendonça-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8251505193270837pt_BR
dc.contributor.referee1Santana, João Paulo Dória de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1186471687299265pt_BR
dc.contributor.referee2Minto, Lalo Watanabe-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6084129097745589pt_BR
dc.contributor.referee3Pereira, Maria de Fátima Rodrigues-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9101466917000860pt_BR
dc.contributor.referee4Leher, Roberto-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/6873414697016839pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6388007378012571pt_BR
dc.description.resumoA dissertação tem como objeto de estudo a produção do conhecimento já acumulada sobre a financeirização da educação superior brasileira. O objetivo dessa pesquisa é reconhecer aquilo que já é conhecido acerca das múltiplas determinações que constituem a financeirização da educação superior brasileira. Para esta finalidade foi realizada uma pesquisa bibliográfica na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT); na plataforma Google Acadêmico; no Acervo de anais da Associação Nacional de Pós – Graduação em Educação (ANPED) e na plataforma Scientific Eletronics Library (SciELO Brasil). Localizamos e analisamos cinquenta produções entre teses, dissertações e artigos científicos, que permitiram reconhecer a financeirização da educação superior brasileira como um fenômeno historicamente determinado, que estabelece nexo evidente com a mercantilização educacional, a qual, desde pelo menos 1960 se intensificou e se transformou consolidando as condições necessárias para o desenvolvimento do fenômeno em questão. Esse movimento financeiro na educação no Brasil se expressa explicitamente a partir dos anos 2000, especialmente, no ano de 2007, quando as primeiras empresas educacionais brasileiras abrem seu capital, passando a negociar suas ações na Bolsa de Valores do Estado de São Paulo – BOVESPA, apresentando como principais características a presença de grandes fundos de capital privado (fundos de private equity) no controle das empresas educacionais, a tendência de oligopolização do setor e a necessidade do suporte estatal para seu desenvolvimento.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.type.degreeMestrado Acadêmicopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_Revisada_Jose_Ribeiro_Jr.pdf1,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons