Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36666
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRocha, Davi Maia-
dc.date.accessioned2023-03-02T12:43:57Z-
dc.date.available2023-03-02T12:43:57Z-
dc.date.issued2022-06-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/36666-
dc.description.abstractEnvironmental education, as a product of our modern society, presents a series of biased paths in paradigmatic terms. Thus, some researchers of decoloniality will fervently criticize the need to seek alternatives to the hegemonic social paradigms that epistemologically and theoretically directs the environmental education, especially regarding the capitalist objectifications of development and sustainability. Therefore, the research presented here sought to find alternative paths through decoloniality, with reference to field studies and research that focused on the experience of native people, to develop educational repertoires on environmental education, proposing that even within the territories of colonialist hegemony the elaboration of decolonial paths is possible, as will be presented mainly in the third article of the dissertation, with the transcription of the experience report as a volunteer of a socio-environmental NGO in exchanges with native people. It is a text prepared in multipaper format, resulting in three articles that follow a systematic logic to achieve the objectives and discuss the proposed theme.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPESBpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsCC0 1.0 Universal*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
dc.subjectEducação Ambientalpt_BR
dc.subjectDecolonialidadept_BR
dc.subjectTerceiro Setorpt_BR
dc.subjectPovos Origináriospt_BR
dc.subject.otherenvironmental educationpt_BR
dc.subject.otherDecolonialitypt_BR
dc.subject.otherThird sectorpt_BR
dc.subject.otherNative Peoplespt_BR
dc.titleEducação ambiental decolonial: perspectiva para construção decolonial em território paradigmático de hegemonia colonialpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (PPGEFHC) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.contributor.advisor1Vieira, Fábio Pessoa-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-4803-1549pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8433209181393882pt_BR
dc.contributor.referee1Barzano, Marco Antonio Leandro-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-3273-9216pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1944217557693131pt_BR
dc.contributor.referee2Bispo, Marciléia Oliveira-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-2017-8773pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8970758542713808pt_BR
dc.contributor.referee3Vieira, Fábio Pessoa-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-3273-9216pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8433209181393882pt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-1159-9947pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9514798192820339pt_BR
dc.description.resumoA educação ambiental como um produto da nossa sociedade moderna, apresenta uma serie de caminhos enviesados em termos paradigmáticos. Assim, alguns pesquisadores da decolonialidade vão tecer críticas fervorosas sobre a necessidade de buscarmos alternativas aos paradigmas sociais hegemónicos que direciona epistemologicamente e teoricamente a educação ambiental, principalmente quanto as objetificações capitalistas de desenvolvimento e sustentabilidade. Dessa forma, a pesquisa aqui apresentada, buscou encontrar caminhos alternativos pela decolonialidade, com referência em estudos de campo e pesquisas que se debruçaram sobre a experiência de povos originários, para desenvolver repertórios educacionais à educação ambiental, propondo que mesmo dentro dos territórios de hegemonia colonialista é possível a elaboração de caminhos decoloniais como será apresentado principalmente no terceiro artigo da dissertação, com a transcrição do relato de experiência como voluntário de uma ONG socioambientalista em trocas com povos originários. Trata-se de um texto elaborado em formato multipaper, tendo como resultado três artigos que seguem uma logica sistemática para alcançar os objetivos e dissertar sobre o tema proposto.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.type.degreeMestrado Acadêmicopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGEFHC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação completa.pdfEDUCAÇÃO AMBIENTAL DECOLONIAL: PERSPECTIVA PARA CONSTRUÇÃO DECOLONIAL EM TERRITÓRIO PARADIGMÁTICO DE HEGEMONIA COLONIAL608,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons